A BELEZA É GÊMEA DA VERDADE?

Recentemente em um comentário um poeta enviou-me uma pergunta, confesso que foi uma pergunta que desafiou minha inteligência e que me levou a pensar durante uns momentos para entender e encontrar a resposta, a pergunta foi: A Beleza é gêmea da verdade? Essa pergunta foi colocada no texto Pontos de vista: http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/3072562 publicado esta tarde.

Ao tentar entender o que havia por trás da pergunta, de acordo também com algumas dicas que me foram dadas para decifrar o significado da mesma, cheguei a conclusão de que a beleza também depende de ponto de vista, e por isso não podemos dizer que ela é gêmea da verdade, por não ser uma verdade absoluta, pois a beleza como dito é algo que todos veem, mas é algo que cada um tem a sua opinião acerca do mesmo assunto. Sendo assim a beleza pode ser uma verdade como também pode ser uma mentira, depende apenas do ponto de vista de cada observador.

Para simplificar: a beleza e a verdade andam sempre juntas?

Acredito que não exista uma resposta definitiva a essa pergunta, para exemplificar: Imagine uma flor, que aos poucos desabrocha e sua beleza pode ser observada através da análise da perfeição de cada pétala.

Todos sabem quão bela é uma flor, e por isso a beleza dela pode ser considerada uma verdade por a maioria das pessoas concordarem com a sua exuberância, mas não uma verdade absoluta pois há pessoas que discordam, e que acham todo esse fenômeno apenas algo banal e sem objetivo, então o que leva algo a ser realmente belo, o que leva as pessoas a encarar algo como sendo belo?

Cada pessoa tem a sua opinião a respeito de uma mesma coisa, como no caso do exemplo da flor, muitos podem achar todo esse fenômeno espetacular, outros podem achar que ele seja bonito, porém sem muita importância, e outros podem não ter opinião nenhuma sobre o desabrochar da flor por acharem que tal fenômeno não acrescenta em nada na sua vida, e outros podem achar algo sem objetivo.

No caso de fenômenos naturais, as pessoas consideram algo como sendo belo quando acham que aquilo teve realmente um objetivo por trás, quando aquele acontecimento lhe trás alguma sensação, como por exemplo a paz de olhar para a natureza.

No caso dos poetas eles escrevem não só para aliviar sua dor e angústia mas também porque gostam de expressar sentimentos através da beleza de suas palavras. Mas tal beleza também é algo relativo, pois enquanto os poetas consideram belo o dom de escrever, outras pessoas acham isso extremamente desnecessário.

Isso tudo acontece porque cada um tem uma forma diferente de observar, analisar e ver o universo. Para simplificar, as vezes nos deparamos com pessoas de beleza estonteante, mas outras pessoas tem uma forma de ver diferente e nem acham essa pessoa tão bela assim.

Um psicopata ou assassino em série, acham bonito a ligação que eles colocam entre um crime e outro, de forma a tornar aquele assassinato algo que intrigue as pessoas. Mas a maioria das pessoas assim como eu e certamente você, achamos o que eles fazem algo extremamente horrível, e para nós não há beleza nenhuma em tal atitude, mas a opinião deles é diferente da nossa.

Cada pessoa tem uma faculdade de raciocínio diferente, o que para nós é belíssimo, para outros é horrível ou banal, o que para nós é horrível, para outros é alucinante, então a beleza não é gêmea da verdade, porque por mais que uma grande quantidade de pessoas concordem com um determinado aspecto, haverá sempre outra grande ou pequena porção a discordar.

As pessoas encontram beleza em algo que a traga uma sensação que elas gostem, essa sensação pode ser adrenalina, paz, dor. Sim a dor, existem muitas pessoas que acham beleza na dor, ou porque será que existem tantas poesias sobre dor? Porque ela foi convertida em palavras e em versos, e pôde ser considerada bela.

A beleza não é uma verdade absoluta, depende do modo como cada um observa, depende da mente de cada pessoa. Afinal, você sabe mesmo o que você considera belo? Sabe mesmo o motivo por trás disso? O que lhe motiva a tirar essas conclusões? Essas são perguntas que apenas cada pessoa é capaz de responder e não cabe a ninguém forçar a ninguém a ter a mesma opinião que a nossa, o máximo que podemos fazer é expor o nosso ponto de vista.

E talvez nos perguntemos: Por que existem tantas opiniões divergentes? Não seria bom viver num mundo em que todos tivessem a mesma opinião e concordassem com tudo? E eu te respondo, muitas pessoas querem que todos tenham a mesma opinião por acharem que isso traria paz para o planeta, mas se isso acontecesse nós perderíamos nossa capacidade de ter nossa própria opinião, nossa própria personalidade, seríamos apenas como objetos fabricados em grande escala, exatamente iguais e com o mesmo objetivo. A nossa capacidade de concordar ou discordar de algo é o que nos torna únicos, cada um tem o direito de ter o seu ponto de vista, nossa capacidade de pensar, argumentar, gostar ou não gostar é o que faz de nós seres humanos.

Esse texto foi uma resposta ao poeta frustrado, por favor poeta diga-me se eu entendi o ponto focal de sua pergunta, e se a respondi de fato. Desde já agradeço aos leitores.

Versus da bravura
Enviado por Versus da bravura em 03/07/2011
Reeditado em 08/07/2011
Código do texto: T3072999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.