Pontos de vista
Certo dia olhei e analisei a forma como diferentes tipos de pessoas encaram uma mesma situação, e cheguei a conclusão de que tudo ou quase tudo na vida depende de ponto de vista e do seu modo de encarar as circunstâncias.
Muitas pessoas ao se deparar com um problema na sua vida, acha que sua dificuldade é pior que a de todo o mundo, e faz do seu problema um monstro, e assim por supervalorizar seu problema sofre mais do que aqueles que o encaram como algo passageiro.
Para tornar fácil entender o que esse texto quer passar, vamos analisar o comportamento dos grandes líderes da história, Mahatma Gandhi por exemplo se considerasse seus problemas os piores do mundo, se ele achasse que não daria certo fazer uma revolução em seu país sem derramar um pingo de sangue, se ele se abalasse cada vez que foi preso ou enfrentou oposição, se ele fizesse de seus problemas um monstro, supervalorizando-os, será que ele teria conseguido alcançar seus objetivos?
Se Abdias do nascimento não lutasse contra o preconceito ao negro aqui no Brasil, se ele achasse que era difícil ou quem sabe impossível, será que ele teria conseguido conscientizar a população brasileira da igualdade entre as etnias?
Se todas as pessoas que entraram para a história, por ter feito atos bons ou ruins simplesmente tivessem desistido quando veio oposição ou quando alguém não concordou com seus atos, será que eles teriam entrado para a história?
De forma semelhante muitas vezes nos deparamos com situações e achamos que nosso problema não tem solução, mas tudo ou quase tudo na vida depende do modo como encaramos as coisas, se encaramos nossos problemas como algo passageiro se olhamos para o futuro com um olhar otimista com certeza não vamos ficar extremamente tristes, afinal para se recuperar de uma situação adversa que se passa na vida, mesmo que achemos que estamos com a razão e fiquemos indignados por causa da injustiça, devemos ver algo além de nós mesmos, até porque ficar remoendo a injustiça nunca é a melhor solução.
Uma vez ouvi uma frase: " A felicidade não existe o que existem são momentos felizes" De início eu não concordava com a veracidade dessa frase, mas depois passei a analisar, e de fato nem a felicidade nem a tristeza existem, não de forma plena, porque na vida passamos por todos os tipos de situações e momentos, momentos felizes e triste, dessa forma não podemos dizer nem que somos plenamente tristes nem plenamente felizes porque na vida passamos por todo o tipo de situação, basta a cada um saber a melhor forma de lidar com ela.
Muitas vezes ao nos deparar com situações começamos a achar que seria melhor viver em um mundo de fantasias porque a realidade é cruel demais para ser encarada. Existe uma frase que talvez você ache que não sirva de consolo: " Por mais que seu problema seja ruim sempre existe alguém com problema pior que o seu". Isso é uma realidade muitas vezes sofremos demasiadamente com nossos problemas enquanto existem pessoas com problemas bem piores e encaram de outra forma, com garra, com vontade de viver, e então surge a pergunta, porque é que nós não podemos imitar tal forma de força de vontade?
Se pensarmos que será difícil fazer as melhores coisas, se pensarmos que não vamos conseguir, com certeza não iremos, quem disse que seria fácil viver de forma que não seja apenas ajustadas as nossas próprias conveniências?
A felicidade também é algo que depende de ponto de vista, porque a felicidade é você que faz, é você que decide se considera que seus momentos felizes superam os tristes, e apesar de não podermos ser felizes de forma plena como já colocado no texto, podemos nos aproximar ao máximo dessa plenitude. Existe também uma frase bastante conhecida " Remoer o problema é vivê-lo mais uma vez" Então porque não podemos igualmente ficar remoendo um momento feliz? Assim o viveremos novamente, e por aquele breve momento você alcançará de volta a sua felicidade!
Caso seja até mesmo contra seus princípios e seu ser, esquecer as situações adversas, porque não transformá-la em algo bonito, algo que sirva de lição para as outras pessoas, os poetas fazem isso, e ai do mundo se não existisse os poetas, porque eles transformam sua dor e angústia em poesias e pensamentos que poderão levar outros a reflexão!
Todas as ideias aqui abordadas parecem ser óbvias, mas facilmente passam despercebidas entre as pessoas. Caso concorde ou discorde ou tenha qualquer tipo de coisa a acrescentar, comente embaixo, e você poderá dizer também qual o próximo tema que quer que eu escreva. Até agora foram publicados: Clichês
Até que ponto somos facilmente influenciados
Apenas uma frase
Se desejar poderá dar uma outra olhada nos outros textos, desde já agradeço a atenção dos leitores!