Corrupção o mal crônico de nossa sociedade

A corrupção é um mal crônico existente em todas as sociedades, ela faz parte da natureza do ser humano, é uma consequência de nosso livre arbítrio, mas isto já é um dado mais do que conhecido e amplamente difundido, então o que nos meros mortais faremos para combatê-la?. Será que como todos nos estamos sujeitos a corrupção deveríamos nos tornar corruptos? . Devemos abrir mão de nossa ética e moral em nome de nossos interesses egoístas? Na minha humilde opinião: Claro que não.

O que torna o ser humano sujeito a corrupção é um ambiente sujeito a corrupção, portanto é fato que quando se criam as condições para a existência de ambientes mais justos e igualitários a corrupção tende a diminuir. Mas como criamos um ambiente mais justo e igualitário? Bom isto já é um pouco mais complicado, a falta de valores está entranhada na administração pública e privada, temos que lutar contra o sistema e o mesmo está infestado de cobras e comedores de carniça, uma ovelha em meio aos lobos é presa fácil.

No entanto isto não é motivo para desanimo afinal se atuamos de forma coletiva visando a melhoria, e nos engajamos na luta pela justiça e contra a impunidade também é fato que teremos bons resultados.

As pessoas costumam se sentir impotentes diante dos desmandos dos poderosos, mais nunca devemos esquecer que o poder emana do povo e não dos poderosos. Enquanto o que eu penso, falo e faço fizer alguma diferença eu continuarei na eterna luta por um mundo melhor.