A educação será melhor o dia em que houver valorização do professor
Professor considerado um dos profissionais mais esforçado, que passa anos estudando, dedicando-se ao aprendizado para exercer da melhor maneira o seu papel dentro da sala de aula.
Como é visto hoje, as Universidades estaduais da Bahia estão em greve, paralisaram suas atividades a fim de reivindicar ajustes salariais, não é a primeira vez e nem será a ultima, que esse grupo de trabalhadores se levantará em busca de melhores condições financeiras.
Diante dessa situação percebe-se como o professor é desvalorizado, por ser ele o responsável pelo papel mais importante na sociedade, como agente da educação, preparando o aluno não só no mundo intelectual como também contribui na formação do caráter individual do cidadão.
O professor por ter essa função merecia no mínimo melhores condições, para atuar sempre com muita dedicação e qualidade. Segundo o Inep/Mec, o nordeste é uma das regiões que pior paga o professor, seja do ensino base como do ensino superior, e essa variação vai de estado pra estado. Sendo que o Brasil esta em 3º lugar de pior salário do professor, o que favorece para uma educação sem qualidade.
Acredito que o dia que houver valorização do professor em todos os sentidos, ocasionará numa revolução educacional, onde a qualidade do ensino subirá consecutivamente, atingindo o profissional preparado e consciente de sua função, pois com o incentivo vem o credito de que a educação é transformadora, e que pode sim mudar o mundo e receber a vidas futuras com uma estrutura de qualidade.
Mas para isso acontecer à educação tem que sair de planos teóricos e começar a ser praticada com responsabilidade, pois ela quem move um país para o desenvolvimento. Enquanto houver restrições para valorização desse profissional a educação não melhorará qualitativamente estagnando esse desenvolvimento.
As paralisações dos docentes trazem alguns transtornos para os estudantes porque perdem tempo e ficam desmotivados. A necessidade hoje é de lutar para que a educação tome sua posição seguindo o país para o progresso. E isso depende não só de políticas educacionais como também de facilitar na capacitação do profissional. Essa é uma das condições de termos um país melhor e mais justo.
Kedma da Costa