Poder da Comunicação
Muitas vezes sentimos medo, nos causando o estado de alerta, receio por se sentir ameaçado tanto fisicamente como psicologicamente, causando o pavor.
O medo também provoca muitas reações físicas o excesso de adrenalina, a aceleração do coração, calafrios, estômago embrulhado, pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, enfim, nada de bom.
Principalmente depois de assumirmos responsabilidades e por algum motivo algo dá errado, ai o peso de assumir a tal responsabilidade, preservando nossa liberdade de escolha, (ex.: sermos proprietários de uma empresa no país em que vivemos), o tal peso vem com algum acontecimento negativo. Seja o que tiver que fazer desde estar perante um Juiz ou advogado para resolvermos aquele “pepino gigante”, com certeza a ansiedade que é prima do medo vem como uma avalanche em nossas cabeças, desta forma o individuo teme por antecedência sabe o “peru da véspera”, este mesmo.
Porém no processo de formação de pensadores pessoas com o intelecto livres, destemidos, intrépidos, seguros, participativos, de acordo em trabalhar em equipe, trocar experiências, romper o cerco desta tida insegurança, consegue com dignidade resolver seus problemas, aflorando a capacidade de lutar por tudo que crê e o que ama.
Assim notamos que o poder da comunicação o que nos separa dos outros animais o poder do raciocínio e da fala é um presente de Deus é bom poder conhecer esta grandeza absurda.
Aprendi a pouco que a oração do Sábio é o “Silêncio”, que não deixa de ser uma forma de comunicação.
Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Lingüística, têm dado contribuições importantes para o que se denomina "Teoria da Comunicação".
Esta habilidade do poder da comunicação deveria ser passando logo na tenra infância na sala de aula, assim trabalharemos para termos seres pensantes. Nossa educação faz da memória de nossas crianças um deposito de informações onde isso pode com certeza atrapalhar a formação da personalidade. Sem saber nossas escolas estão tendo mais chances de formar algozes do que altruístas, com a educação sem preocupação de formação do ser.
O ser humano que não aprende a questionar situações ou os ensinos que estão sendo repassados, assim questionando quem o passou terá grandes chances de se tornar um mero repetidor de idéias.
Porem nosso desejo é de um país, com escolas formadoras de seres pensantes.
Com o poder da comunicação (expressão/dúvida), seremos eternos aprendizes, para tanto temos que ter intimidade com a arte das perguntas, com isso nos tornaremos pessoas determinadas, seguras, resoluto, e decidido. Tornaremo-nos participativo interativo e maleável, sendo pessoas mais flexíveis, bom negociadores, chegando a metas claras, também com opiniões definidas.
Então vamos deixar de ser submissos deixando de ser uma marionete de ambientes e circunstancias. Paremos também com o ser monossilábico liberando o raciocínio deixando a imaginação fluir...
Beijinhos