DE ALMA PARA ALMA

­­­­­­­­­­­­­­­­­__________________________________

Seleta de Pensamentos

 

Nada melhor para aperfeiçoar o gosto e a escrita de que termos contato com grandes escritores que se exercitaram na arte de pensar. Com a intenção de compartilhar com vocês minhas preferências de leitura, selecionei alguns pensamentos do filósofo e educador Humberto Rohden(¹) que retirei da sua mais empolgante obra “Paulo de Tarso”.

"A mais amarga das amarguras é a que nos proporcionam os nossos 'amigos'. Os outros dissabores nos ferem, por assim dizer, de fora, ao passo que esta nos atinge de dentro e penetra as mais íntimas fibras do nosso ser."

"O homem só é grande e só educa para a grandeza a seus semelhantes, quando tem a coragem de viver suas idéias e morrer pelos seus ideais."

"O homem de caráter baixo sente como ofensa pessoal e como ofuscamento do seu ego toda a glória que recaia sobre alguns de seus semelhantes. Não admite coisa alguma acima de sua mediocridade, que julga sublime e inigualável."

"Podem outros seres dar impulso àquilo que já existe dentro da alma humana, mas não podem nela criar uma nova realidade. Só uma alma pode atuar sobre outra alma, a ponto de nela criar uma nova realidade, originar um nascimento dentro de outra personalidade. Um Eu desperta num Tu algo do seu próprio Ser. Para esse despertamento serve-se, geralmente, dum determinado veículo, como sejam o som, o olhar, a escrita, a palavra. Entretanto, além desses veículos, há outros bem mais sutis e poderosos como as ondas espirituais, que sem cessar irradiam da alma humana e se comunicam ao ambiente espiritual."

"(...) o pior contágio é a corrupção íntima do indivíduo."

"Todo o homem quando não devidamente espiritualizado, vive na estranha ilusão de que a sua influência sobre os outros homens provenha das suas palavras ou dos seus atos externos; acha que é o seu saber, a sua perícia, a sua eloqüência que conduz as almas do erro à verdade, das trevas à luz. É dificílimo tirá-lo dessa ilusão (...). O que influi sobre os outros, o que os comove, abala, arrasta, ilumina, converte, santifica, é, em última análise, a nossa espiritualidade e não a nossa ardente e espalhafatosa atividade."

"Daí essa calma e imperturbável serenidade do homem verdadeiramente espiritual (...); ainda que em plena viajem, está sempre no termo da jornada; ele sabe que seu valor e a sua influência são independente do tempo e do espaço. Essa calma e serenidade atingiram o seu mais alto grau na pessoa de Jesus Cristo. E todos os seus discípulos participaram desse carisma." ®Sérgio.

______________________________

(1) Humberto Rohden nasceu em Tubarão, Santa Catarina. Formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em Universidades da Europa. Trabalhou como professor, conferencista e escritor com mais de 60(sessenta) obras sobre ciência, filosofia e religião. Não está filiado a nenhuma igreja, seita ou partido político. Fundou o movimento mundial “Alvorada”, com sede em São Paulo. Empreendeu viagens de estudo espirituais pela Palestina, Egito, Índia e Nepal.

Se você encontrar omissões e erros (inclusive de português), relate-me.


Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!
Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 29/11/2006
Reeditado em 09/05/2011
Código do texto: T304432