Religiões. Como escolher uma?

Antes de começar a falar sobre o tema é bom ressaltar que a minha única intenção nesse texto é apenas expor meus pensamentos a respeito de tal assunto, não é de meu interesse criticar, muito menos ofender pessoas de opiniões contrárias.

Apesar de estarmos no século XXI, ainda é um "tabu" para muitas pessoas discutir sobre religião, ainda podendo tornar-se algo mais problemático quando passamos a questionar.

Por mais que seja algo difícil de se falar com muitas pessoas, é algo que eu realmente gosto de discutir com meus amigos com uma certa frequência e sempre saio com alguma opinião nova a respeito do assunto.

Eu não diria que sou ateu, estou mais para agnóstico. Tenho alguns argumentos que me ajudaram a chegar a essa escolha, argumentos que eu vou apresentar aqui nesse pequeno texto.

Vale a pena dizer que eu não sou especialista no assunto e que posso ter uma visão limitada das coisas.

Sem mais delongas vou começar. Na minha opinião, religiões existem principalmente por duas características do ser humano. A primeira delas é que o homem teme aquilo que ele desconhece. As pessoas precisam de algo que expliquem aquilo que, por enquanto, a ciência não consegue explicar ou provar. Por exemplo: o início da vida, o que acontece após a morte, entre outras coisas. A segunda característica e que as pessoas precisam se apegar a algo que lhe dêem conforto quando não se podem fazer mais nada. Muitas pessoas apelam pra algo superior quando a situação chegou ao fim do poço.

No meu ponto de vista as religiões existem principalmente por esses dois motivos. Um dos motivos de eu não optar por religião nenhuma, é que desde antigamente pessoas perceberam que a presença de um Deus é importante na vida das pessoas e por isso passaram a manipular um certo modelo de criatura divina para seus próprios interesses. Poderia radicalizar tal argumento com uma frase, "Um espertalhão e um homem comum, nasce a primeira religião."

Outro motivo é o seguinte, no mundo existem vários tipos de religião e uma coisa que praticamente todas tem em comum é o fato de só aceitar a sua como verdadeira; quem não a segue é condenado a uma vida eterna de sofrimento, após a morte. Ora, então para alcançar a salvação de sua alma é necessário que você esteja seguindo a religião certa e já que no mundo existem várias, seria mais ou menos como jogar na loteria. Escolha uma e torça pra que ela seja verdadeira.

Bom, esses não são todos meus argumentos, se fosse comentar todos o texto iria se prolongar e se tornaria algo desgastante. Como dito anteriormente, posso ter uma visão limitada, mas mesmo assim esse um pouco da minha visão de mundo. Espero que tenham gostado e que também eu tenha feito vocês refletirem um pouco do assunto e chegar a nas suas próprias conclusões. Por enquanto, é só.

___________________________________________________________

Faria de Sousa
Enviado por Faria de Sousa em 18/06/2011
Código do texto: T3041932
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.