O " EU "

Os monges do Tibete, os esoteristas, os ocultistas falam do Eu, ou agregados psíquicos.

Ensinam que psicologicamente não somos um, mas milhares.

Somos uma somatória de Eus, que a todo instante lutam entre si para terem a supremacia da maquina orgânica.

Então não temos apenas duas ou mais personalidades, temos milhões..

Aqui está a grande tragédia humana, aqui está a explicação de toda insensatez que nos domina.

O Eu que hoje, jura amor eterno, amanhã será substituído por outro Eu, que não tendo compromisso algum com o Eu anterior nega o seu amor, cortando o coração do ser amado.

O Eu que hoje assume um compromisso, amanhã é substituído por outro Eu, que não tendo nenhum compromisso com o Eu anterior, desfaz o compromisso, lesando o semelhante.

A cada instante um Eu domina o corpo físico

As mudanças de humor, as mudanças de atitudes, as mudanças do modo de pensar, agir, falar, sentir, tem a sua origem nas atuações dos Eus que compõem a psique.

Dolorosa e terrível realidade.

Infelizmente não somos um, somos milhões.

Por isso não somos confiáveis.

Por isso não sabemos quem somos.

Por isso não sabemos o que queremos.

E aqueles que acham que sabe quem são, ou sabem o que querem.

São apenas um Eu que adquiriu supremacia sobre os outros Eus

Enquanto os Eus ou agregados psíquicos dominarem, a felicidade se torna impossível.

Os Eus são aquilo que se chamam defeitos psicológicos, ira, inveja, luxuria, preguiça, orgulho, ganância, gula.. e etc...

Somente a Essência é única, não tem estes defeitos.

A essência é pureza, perfeição, amor, luz, a total felicidade.

Eu, ou, o mim mesmo, ou o ego, são os inimigos mortais da essência.

É necessária a desintegração dos Eus, para que a essência atue.

Este trabalho é feito pela Mãe Divina que habita em nós.

É só pedir com o coração que ela desintegra o Ego

Para comprovar a existência do Eu, é só nos auto observar.

Colocando a atenção em nós veremos a cada instante as mudanças na nossa psique.

Veremos que as nossas indecisões, medos, fobias, fraquezas, desejos, manias, são Eus que assumem a cada momento a nossa psique. –

Depois de ouvir toda esta explanação do meu amigo Tonho.

Comentei:

_ Meu amigo você me deu muito ensinamento para refletir,

Só não consegui compreender muito bem esta auto observação. –

O tonho tranquilamente me explicou:

_ Se auto observar é como sair de nós mesmos e nos filmar, aí veremos o Eu que atua em nós a cada instante. –

Ainda com dúvidas questionei:

_ E quando sabemos que atua em nós a essência? –

Ele falou: _ Ah! Saber quando atua em nós a essência, é algo Divino, infelizmente estamos tão dominados por tantos defeitos psicológicos que nos enganamos facilmente, pois temos também em nossa psique o Eu bonzinho, que se diz ser a Essência.

Precisamos do auxilio da Divindade para identificar em nós o que é Essência. –

Ficamos um bom tempo em silêncio, o Tonho compreendendo minha dificuldade em assimilar tudo que ouvi, deixou as minhas duvidas para serem sanadas depois.