Ressaca moral

Ressaca. Sensação de mal estar que provoca uma reação física e/ou psíquica, ocasionada por um estímulo externo ou interno.

Quanto ao estado fisiológico, os sintomas são causados pelo desequilíbrio metabólico oriundo do consumo exagerado de substâncias tóxicas. Mas a ressaca não afeta somente o metabolismo, mas também o sistema nervoso.

Ressaca moral. A pior que existe. Acordar com aquela sensação terrível de que algo não ocorreu como deveria. É quando você se dá conta do que fez pela falta de sentidos. Onde sua sensibilidade aflora e você se emociona com tamanha facilidade que por consequência manifesta publicamente suas emoções. Que podem ser positivas ou negativas.

Aí é que está. A tendência a ser dominado pelos sentimentos o torna suscetível a diversas possibilidades. Entre elas, usar palavras que você jamais usaria em sã consciência. Praticar ações que sempre criticara. E o que é pior, negar a tudo. Porque é difícil mesmo acreditar que você tenha perdido a sua capacidade de sentir, logo você que se conhece tão bem e tem certeza do tipo de pessoa que é.

A psicologia afirma que a nossa personalidade é formada pelos diferentes tipos de pessoas que somos nos diversos contextos. Por exemplo, sou apenas um ser , mas ajo de várias maneiras, de acordo com o lugar onde me encontro; em casa, no trabalho, com os amigos, enfim...podemos ser até oito tipos de pessoas em uma só, mas dessas, escolhemos três para compor nossa personalidade. Incrível, ainda temos opções. Mas dúvido que alguma delas seja aquela no qual manifestamos nossa falta de percepção e que nos leva à maldita ressaca moral.

Sinceramente, só estou tentando entender o que me fez escrever o que escrevi ontem. Quem é esta que me compõe? E que me deixa a sensação terrível de ressaca.

Dotty
Enviado por Dotty em 11/06/2011
Reeditado em 11/06/2011
Código do texto: T3028134
Classificação de conteúdo: seguro