MUNDO

Em que mundo vivemos, ou melhor, em que mundo você vive?

Feche os olhos e o que verá? Nada. As cortinas do palco se fecham. Mas e para os outros ao seu lado que ainda de olhos abertos vêem seus mundos. Será o seu mundo também? Será que o que você vê existe sem você? Será que seu mundo continua sem você? Ou é só mais um personagem de olhos abertos no mundo onde não fará falta, continuará a ser mundo... o mundo dos outros.

Deus, o criador do mundo todo! Os ateus, então, vivem em que tipo de mundo? Os que crêem em entidades diferente o mais de uma vivem onde? Mas pense agora, tente imaginar da forma mais sólida e real possível.

Feche os olhos por alguns instantes. Abra-os, mantenha a cabeça numa mesma posição sem a mover, o que vê? É como se fosse uma tela diante de sua cabeça. Ainda sem se mover, tente ver o que há por de trás de si. Impossível, para você, mas a pessoa que esta atrás de ti poderá ver o que você não pode naquele momento. Imagine que nada existe fora essa imagem que esta vendo na tela diante de sua cabeça. Do lado onde os olhos não enxergam há o nada, o vazio. Tente ouvir esse nada. Mas será que essa pessoa que esta atrás de ti e o mesmo que você se o mesmo estivesse na mesma posição que você? Acho que sim, mas talvez não com a mesma visão de observação. Você observa as coisas de um jeito único. Tem uma crença talvez comum, mas sempre com sua visão e observação. Sua crença, seus deuses são únicos! Gosta de coisas que nem todas as pessoas em comum a você gostam. No seu modo de ver, as coisas que gosta são boas, mas as vezes as mesmas não são tão agradáveis para as demais pessoas. Temos, então, um gosto único. Musica, arte de todos os gêneros. Somos únicos em tudo o que fazemos. Há também aqueles que tem gostos parecidos com os nossos, mas sempre tem aquilo que diferencia, que torna as pessoas únicas. Não existe a sapiência, existem os sábios, sendo assim, não existe a ignorância. A burrice foi determinado para os que não se adequam ao mundo dos que se dizem sábios. Mas ninguém tem a mesmíssima sabedoria, ou a falta da mesma que outra pessoa. Somos únicos!

Vemos tudo a nossa volta de uma forma única. Vemos o mundo de uma forma única. E quando fechamos os olhos, esse mundo, essa tela some. O mundo todo some. O mundo é seu, mas o que você pode ver é apenas o que aparece nessa tela. Seu mundo se resume nessa tela! Seu mundo para se você morrer, mas as outras pessoas continuam a viver em seus mundos. Cada um vive no seu mundo. Mesmo que estes venham sempre a se meter no mundo dos outros, querer opinar, dizer coisas que não convém, suas opiniões e tudo mais são únicos. Cada um vive no seu mundo e não vive no mundo dos outros. Cada tela diante de nós e única. Cada um vive no seu mundo único em comunhão tornando um mundo mutuo, mas cada, único.

Ana Júlia Marcato
Enviado por Ana Júlia Marcato em 06/06/2011
Código do texto: T3018781
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.