O que é ser poeta?

Música é poesia, as atuais falam de favelas, compara mulheres à cachorra e falam de desgraça; dizem que é preciso cantar a realidade; não sou contra que se fale da realidade da vida, o problema é que se enfatizam as coisas ruins demais, as coisas boas, alegres e maravilhosas da vida não são nem mencionadas na maioria dos casos. Dantes se falava de dor, sofrimento, política, sexo, revoltas de maneira tão poética que as coisas boas não se perdiam apesar da dor... Hoje palavrões, maldade, bandido, armas, sangue e sexo são destacados como se a vida fosse só isso.

Poeta é definido como: Pessoa sensível, de imaginação, inspirada e sonhadora.

Onde estão os poetas? Não dá para conciliar realidade com palavras poéticas que destaque também o que temos de bom. O mundo mudou, mas as belas maravilhas que inspirou tantos poetas não feneceram, só está sendo ofuscado pelas coisas ruins que são valorizadas como se a vida fosse só isso. O que me chama a atenção é que essa tendência está se expandindo para livros, poemas, crônicas e conversas diárias. Fico espantada com o pessimismo, com os pensamentos de conspiração, com a paranóia que vejo todos os dias. As noticiam diárias são de coisas ruins, mas se nos concentrarmos apenas nisso vamos correr o risco de desenvolver pânico, fobias, depressão; a vida é repleta de poesia, de beleza e de coisas valiosas que vale apena ser falado, ser cantado, ser escrita e ser vivida.

Prezado leitor:

Não deixe se contaminar, fale, escreva e cante a realidade, mas destaque as coisas boas que também são realidades vivas.

Não estou falando dos escritos do recanto, até aqui não li nada que me entristecesse ou preocupasse,amo este cantinho, falo de forma geral da tendência que percebo hoje nas músicas, em livros e nas conversas que esculto em ônibus, na rua, lojas...

Marya Ferreira
Enviado por Marya Ferreira em 03/06/2011
Reeditado em 03/06/2011
Código do texto: T3012425
Classificação de conteúdo: seguro