Caminhar e fazer




 
Somente quem ousa caminhar pode chegar a algum lugar.
Entendo que esperar nunca foi sinônimo de saber, mesmo que as vezes o saber nos leve, algumas vezes, a necessidade de esperar.
 
Esperar pode até ser necessário, mas jamais de forma inerte, inativa ou irracionalmente esperando um futuro que poderá nunca chegar.
Esperar!? Entretanto, sempre fazendo na hora o que for necessário e premente para o alcance da realização deste presente, e não necessariamente do futuro.
...
Faz muito tempo, em uma fase ousada pela própria experimentação da juventude, em meio a movimentos estudantis, DCE da UFF, UNE e outros, repetia o refrão “quem sabe faz a hora não espera acontecer”, do Geraldo Vandré na música “Pra não dizer que não falei de flores”. Se eu acreditava no refrão, sem maior conhecimento do que seja viver e aprender com a vida, hoje bem mais velho, mantenho a mesma fé neste refrão: quem sabe faz a hora não espera acontecer.
 
É evidente que nem todos sabem, uns por omissão, outros por preconceitos, outros ainda por total descaso para com a busca de algum conhecimento do viver. Nem todos sabem exatamente o que fazer, entretanto todos devemos ser ousados na busca da construção de um presente mais digno socialmente e mais humano para se viver. Por isso esperar por esperar, ou montar nosso caminhar na pura esperança, na maioria das vezes nos leva a lugar algum.
 
“Quem espera sempre alcança” pode até ser uma assertiva bonita, mas é, para mim, falaciosa. Quem ousa construir, quem luta por alcançar, quem se expõem na busca por algo, quem dedica esforço no alcance de seus objetivos, as vezes alcança.
 
Aquele que pura e simplesmente espera, tende a ficar esperando até que a morte o encontre.
 


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 31/05/2011
Código do texto: T3005814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.