Senso crítico a chave da Razão

Quando abrimos mão de nossos ideais, de nossos valores e crenças, estamos abrindo a porta para que o inimigo entre...O próximo passo é desconfiar de nossas próprias verdades até, por fim, desistir delas. Neste momento, tornamo-nos amargos e desiludidos.

Devemos ouvir cuidadosamente os argumentos que nos apresentam os outros, mas precisamos de convicção a respeito do que é certo e do que é errado para poder formular uma opinião que seja, ao mesmo tempo, equilibrada e coesa.

Desse modo poderemos compreender e aceitar o ponto de vista do outro, pois, como disse o grande Iluminista Voltarie:

''Posso não concordar com nada do que dizes,mas lutarei até o fim pelo direito de dize-lo''.

Portanto sejamos mais conscientes de nossas ideias e ideais, e que assim possamos aceitar o pensamento do outro, uma vez que, quando mais debatemos e discutimos algo mais sábios ficamos e mais difícil será a nossa propensão para as ''verdades únicas'' e existentes.

Não existe verdade única, e se porventura existirem seja crítico frente a elas...

Arthur Luz
Enviado por Arthur Luz em 28/05/2011
Reeditado em 29/05/2011
Código do texto: T2999680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.