FELICIDADE
Ainda a pouco em conversa com minha filha mais velha, que vive os dilemas da adolescência, falava a ela sobre como ser feliz.
Na conversa que tivemos, eu disse a ela o seguinte:
Filha, todos nós temos inúmeros obstáculos para vencermos ao longo de nossas vidas. Coisas desagradáveis ou tristes que temos que superar. Felicidade nada mais é do que superar tristezas. E não é uma constante, podendo se fazer presente em nossas vidas inúmeras vezes, caso venhamos a superar inúmeras tristezas. Ou poucas, se poucas tristezas superarmos.
E se por acaso não formos capazes de superar nenhuma das nossas tristezas, aí então, seremos infelizes. Mas isso é raro! O mais freqüente é não sabermos identificar a felicidade, quando ela a nós se apresenta.
Mas voltando as superações... Querida, você ainda está no início da sua jornada e as coisas a superar serão muitas, não vou te enganar. Porém, também é verdade que é preciso que aceite a você mesma com suas fraquezas e fortalezas, sabendo que a cada superação terá uma alegria e se tornará mais rica e sábia. E que se você continuar a caminhar assim, com coragem e positividade pela vida, vai chegar um momento que passará a superar suas tristezas mais facilmente. Com certo desconforto, pois nunca será fácil, mas sem dor. E o que aumentará em você, não será a melancolia e sim a sua sabedoria, que constitui a maior riqueza que o teu ser pode acumular na sua existência. A vida é assim, meu bem.