EXISTO



Meus pais me fizeram existir.
A genética e o fenótipo me moldaram.
A aleatoriedade caótica de nossa realidade me transforma enquanto ser e transforma minha própria realidade.
Sou mutável e mero passageiro em minha própria experiência deste viver.
Por mais que me esforce no domínio de minha vida, ela é bombardeada continuamente por infinitos eventos exteriores ao meu próprio viver, que sou assim hoje afetado por coisas que ocorreram ao longo de uma infinidade de tempo.
 
Sou agora e talvez já não seja amanhã.
O que sou agora, talvez já não o seja quando terminar este texto.
 
Apesar das possibilidades filosóficas acredito no realismo e por isto entendo que sou real, não significando este real que seja único, percebendo este único de inúmeras maneiras.
 
Sendo real, tenho como irmãos em espécie os humanos, mas o princípio de humanidade que deveria ser minha diferença maior para os demais animais, sequer tenho garantias de possuí-lo em pequena parte, quanto mais poder me definir como verdadeiramente humano.
 
Pertencendo ao gênero Homo e a espécie Sapiens, somos mentalmente um ser social e deveríamos assim nos expor mais na luta por uma sociedade mais digna, justa e equilibrada.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/05/2011
Código do texto: T2986335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.