O Ser Humano e o Vazio

O ser humano é o único ser que consegue se ocupar daquilo que não existe, do vazio, do nada. Outros animais não são capazes de abstrações complexas; eles não conseguem pensar naquilo que não é mais, nem naquilo que ainda não é. Os seres humanos, por sua vez, podem até mesmo inventar aquilo que não existe – eles podem mentir. Quanto mais capacidade de imaginação, mais livre o ser é. O ser, em si, não possui uma substância, uma essência; o ser humano é vazio em sua existência – e esta é a sua característica primária.

Ao contrário dos animais, que são determinados por instintos e modelos de ação predeterminados, o ser humano precisa encontrar o próprio modelo de ação; não há algo "pronto". O ser humano cria os seus modelos... Modelos de religiões, de culturas, de valores, de moral, etc.; tudo é criado na tentativa de se definir o ser. Criar regras, máximas e modelos não faz sentido algum, uma vez que a única coisa realmente existencial no ser humano são as suas ações: só há realidade na ação, mas, mesmo assim, é uma realidade que logo se esvai, que se transforma, também, em mais um vazio que irá ocupar o tal ser.

PROFANO QUERUBIM 07/05/11

Profano
Enviado por Profano em 08/05/2011
Reeditado em 08/05/2011
Código do texto: T2956077
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.