FERIADO DE 21 DE ABRIL DE 2011
Hoje feriado de 21 de abril – Inconfidência Mineira – TIRADENTES, estou sentada de frente para o mar vendo as ondas se formando e quebrando próximo de mim, fico a observar esse bater sincronizado, que emite um som de harmonia com tudo que esta ao redor.
Próximo de mim tem um grupo de pessoas conversando animadamente, e o que me chamou a atenção e que todos tinham um sotaque nordestino que combinava muito bem com o som das ondas.
Fiquei a pensar, no poder que a natureza tem em descontrair as pessoas, e fazer delas seres indiscutivelmente humanos. O contato com a natureza resgata o que há de melhor em cada um de nós. Aí me deparei com a seguinte pergunta: “Por que alguns continuam querendo acabar com os remédios para a alma, que o contato com a natureza nos proporciona?” Não consigo entender o que se passa com essas pessoas, que não conseguem sentir a energia da vida em tudo de verde e vivo que esta ao nosso redor.
Mergulhando em meus pensamentos me lembrei de uma história de um bambu chinês que diz o seguinte:
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto não se vê nada por aproximadamente 5 anos exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.
Durante 5 anos todo o crescimento é subterrâneo invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então no final do 5º ano o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
A natureza prepara tudo com cautela e amor para nos servir, não consigo entender porque existem pessoas que não enxergam que preservar a espécie, é criar oportunidades para a preservação da vida.
Mas devemos ser perseverantes, pois como o bambu, passou por um processo, desde o período de plantação da semente até se tornar um arbusto, também existem pessoas que demoram mais para assimilar o seu papel na preservação do mundo que nos acolhe com todo o seu amor, e nos proporciona dias maravilhosos como o que passei hoje com minha família.
Abraços para todos
Valéria Cristina Aguiar