Juventude, Atitude e Baleias
Estamos vivenciando uma catástrofe, sinto vergonha da juventude do século XXI. Antigamente, os jovens se dedicavam aos movimentos revolucionários; existiam várias culturas como a dos hippies, punks e rastafáris; eram feitos festivais onde os jovens mostravam seu talento em várias vertentes culturais.
Atualmente, os jovens se preocupam apenas com a sua aparência; existem “tribos” de emos, patricinhas e playboyzinhos; fazem concurso de rebolation e competições entre grupos de swingueira (não sei se é assim que se escreve essa palavra, mas não me interesso em escrevê-la corretamente).
Antigamente, os jovens iam ao cinema assistir filmes como Juventude transviada, Laranja Mecânica ou Sociedade dos Poetas Mortos; ouviam os discos dos Beatles, Rolling Stones ou Bob Dylan; gostavam de ler O Corcunda de Notre-Dame, Dom Quixote ou qualquer livro do Shakespeare.
Atualmente, assistem High Scholl Musical, Harry Potter ou Crepúsculo; escutam NX0, Fresno ou Michael Jackson (só por que ele morreu, todo o mundo virou fã dele); adoram ler Crepúsculo (e suas continuações), A Cabana ou qualquer coisa da Clarisse Lispector.
Não adianta apenas querer mudar o mundo e ficar parado sem tomar alguma atitude. Atitude tem muito mais a ver com as suas ações e ideologias, do que com o valor da sua roupa e do seu corte de cabelo (pessoas burras pensam que atitude e estilo são a mesma coisa). Existem várias outras coisas que deveriam nos deixar preocupados, pois uma simples assinatura no site do greenpeace, não vai salvar as baleias do Oceano Índico.
(27/03/10)