EM TORNO DA QUESTÃO DA RAZÃO E DA VERDADE ABSOLUTAS

É sempre muito difícil lidar com o nosso oponente, principalmente quando cremos, quando temos a mais absoluta das certezas de que toda a razão e toda a verdade nos pertencem, logo, ao nosso oponente não cabe o mínimo que seja de razão nem de verdade. Se este oponente está na mesma posição,isto é, se crê, se tem, também, a mais absoluta das certezas de que toda a razão e toda a verdade estão do seu lado, logo, nenhumas do lado oposto, eis o cenário perfeito para a perda de qualquer possibilidade de diálogo, eis o cenário perfeito para uma declaração de guerra.

Assim caminha a humanidade, assim continuamos a caminhar para... sabe-se lá para quê caminhos...

P.S. Esta presente reflexão me surgiu a partir de leitura, em um site, de múltiplos comentários a texto ali publicado sobre questão de natureza religiosa, texto cujo teor provocou intensa polêmica, o que não é novidade quando se toca em certas questões no campo da religião. O que me impressionou não foi a polêmica em si que eu, particularmente,considero algo saudável; o que me impressionou foi a linguagem agressiva, a virulência mesmo da absoluta maioria das colocações, como se as pessoas estivessem, junto com a própria opinião, defendendo a própria integridade física, como em uma guerra. Isto me impressionou, profundamente. Isto me assustou.

Na manhã de 27 de abril de 2011.