Valores são pessoais



Porque deveria medir os valores do mundo? Com que métrica deveria eu medir estes valores?
É como se o mundo existisse por alguma razão planejada.
Valores são pessoais e mensurá-los é ineficaz.
 
Se desejo conhecer o mundo.
Deveria buscar verdades.
Mesmo que no geral impossíveis de alcançar.
Deveria pelo menos buscar as refutáveis.
Afastando-me das mentiras estarei chegando naturalmente mais próximo das verdades.
 
Não devo medir ou justificar meus valores ou minha ética pelas minhas crenças.
Outros terão outras crenças e assim terão o mesmo direito de mensurar seus valores e suas éticas pelas suas crenças.
 
Baseado em suas crenças, grandes males foram justificados.
Devemos mensurar nossos valores e éticas pela maximização da felicidade e da dignidade humana.
 
Maior valor terão nossos atos quanto mais pessoas, por uma maior área geográfica, por um maior espaço de tempo possível, puderem compartilhar de felicidade e de dignidade humana.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/04/2011
Reeditado em 24/04/2011
Código do texto: T2928816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.