""Mas é um pensamento isso?""


Consciente ou inconscientemente praticamente nenhuma ação ocorre sem que o cérebro participe ou intervenha. Mesmo reações impensadas como ao tropeçar em uma escada buscar imediatamente segurar o corrimão, tem ação direta do cérebro. Apenas não afirmo que tudo passa pelo cérebro, posto que por definição sou avesso ao tudo, sempre, nunca, jamais e etc... A verdade completa está totalmente fora do meu alcance. Mas não se acanhe caso você a tenha encontrado, apenas solicitaria seu especial cuidado pois você pode estar enganado, e o preço pago pelo engano pode ser vergonhoso.
 
Pensar é um ato livre, e com certeza o será por muito tempo ainda. Que bom que assim o seja, posto que durante minhas jornadas solitárias de análise racional e crítica posso abordar todos os ângulos, mesmo aqueles que seriam a princípio passiveis de críticas pelos mais românticos que creem que somos filhos da luz. Eu pessoalmente creio que somos filhos de uma evolução cega e que por isto mesmo tenho que me esforçar mais ainda para alcançar alguma dignidade humana principalmente para os outros.
 
Não existe ação de escrever sem que não o tenhamos pensado antes, muitas vezes podemos não ter consciência disto, mas qualquer expressão escrita ou falada passa antes pelo cérebro.
 
Posso não gostar do que escrevo, podeis vós também detestar o que escrevo, outros poderão gostar da forma, mas não concordarem com o conteúdo, inversamente existirão os que gostam da mensagem, mas não apreciam a forma, outros mais apreciam o conteúdo, mas por preconceito não acreditam que um diferente possa pensar em dignidade humana longe de algo celestial, e finalmente existirão aqueles que pensam igualmente ao que escrevo. 
 
Meus textos não são importantes para estes, pois pensando igual a mim, não haverá atrito ou faísca que nos leve a repensar nossos valores. Escrever tem que ter um pouco de choque de opinião, escrever o que todos pensam, não há valor no escrito, a menos que literário ou por simples confraternização...

Entendo e aceito abertamente que discordem do que escrevo, que não gostem do que escrevo ou que detestem a forma como escrevo, mas se escrevo é um pensamento.
   

Então, tudo que escrevo é em ultima análise um pensamento, é o que eu penso, e é o que eu gostaria de falar abertamente a todos. Uma vez que não tenho como me dirigir a muitos de forma oral, acabo escrevendo o que sinto e o que gostaria que soubessem de mim e por mim. A menos que algum mais preparado colega da caneta diferente pense, tudo o que escrevo é em última análise um pensamento.
 
Desculpem por este texto meio revoltoso, mas haverá alguém que sabe a quem se destina.
Segundo o Aurélio pensamento:
 
“Ato ou efeito de pensar, refletir, meditar; processo mental que se concentra nas ideias... Atividade psíquica que abarca os fenômenos cognitivos, distinguindo-se do sentimento e da vontade.”
 
Então pensamento é quase tudo, inclusive o que somos e agimos posto que somos o que pensamos.



Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/04/2011
Reeditado em 24/04/2011
Código do texto: T2928590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.