A tampa e o Balaio

A tampa e o balaio

Um dia, a tampa perguntou para o balaio,

_O que você faria sem mim?

-O balaio deu uma risadinha e disse:

-Nada, pois você como tampa não faz nenhuma diferença.

A tampa, pensou... pensou e maliciosamente respondeu.

-Como não? Sou parte de você.

- O Balaio então, usando sua medíocre sabedoria disse:

-Se você não estiver por cima de mim, ninguém irá notar, serei usado de qualquer forma.

-A tampa ficou pensativa, na sua qualidade de desprezada, sugeriu um pacto com o Balaio.

-Vamos fazer o seguinte: Ficaremos sempre juntos, sempre um perto do outro.

-Eu estando a seu lado, poderei ser notada, e menos desprezada, pois ao me verem ao seu lado, todos tentarão nos ajuntar, e eu, insignificante, desprezada poderei te proporcionar felicidade interior.

O balaio então ficou pensativo e perguntou.

-O que pretende fazer?

A tampa então sorrateiramente respondeu ao infeliz balaio.

-Eu posso tampar seu interior, a roupa suja que você carrega, eu tamparei para que ninguém veja, o lixo que existe dentro de você eu encobrirei, e... sendo eu ,uma desprezada, chutada acostumada com o lixo, me ajuntarei a você para que juntos possamos nos inteirar.A tampa, isenta de sabedoria, e cheia de malícia logo imaginou que , ficando ao lado do balaio, não seria mais desprezada e chutada.

O balaio ,hipocritamente pensou:

-Hum... será bom que a tampa possa estar perto, e sempre junta a mim, assim poderei tampar toda a sujeira de meu interior.

E os dois fizeram um pacto de sempre andarem juntos em qualquer situação, e imundice.

Hoje, a tampa não se separa do balaio, e os dois juntos fazem um arranjo.

Na verdade, são úteis a vida de algumas pessoas, pois ali guardam a roupa suja.

Mas, em uma hora qualquer, são obrigadas a lavar e alvejar a roupa suja, ou a perdem para sempre, com a sujeira, o mofo.

Depois de lavada ... não a laçam novamente ao balaio.

Ao colocar a roupa suja, por vezes , esquecem de colocar a tampa, mas quando o mal cheiro chega, procuram a tampa para que amenize o cheiro podre do balaio.

Depois de um tempo,chega mais roupa suja para habitar o interior do balaio, e a tampa encobrir.

Eu, não tenho balaio, jogo a sujeira diretamente na máquina, assim me livro de ter por perto uma Tampa e um Balaio..

E você? Vai ficar com a tampa e o balaio?

Valéria Monducci

Poetisa das Minas Gerais
Enviado por Poetisa das Minas Gerais em 19/04/2011
Reeditado em 19/04/2011
Código do texto: T2918944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.