Maria - simplesmente
Se fosse consultar no dicionário, "Maria" poderia vir da seguinte maneira:
- "Figura alegre; simpatia; beleza exuberante; simplicidade; brasilidade". Pronto, estaria muito bem resumido e explicado sobre o significado dessa singela palavra e significado.
De tantas Marias que temos por aí. Começando pela história de nossos antepassados, nossas figuras monárquicas, como a primeira Imperatriz do Brasil, a Arquiduquesa Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, que em sua passagem pelo país, começou a assinar por Leopoldina ou utilizando somente o pré-nome "Maria", como podemos ver em seu Juramento à Constituição do Brasil. Segundo relatos, a escolha por "Maria", seria por sua grande devoção à Virgem e pelo fato de todas as infantas portuguesas usarem este nome.
E o que dizer de Maria Antonieta Josefa Joana de Habsburgo-Lorena ou simplesmente, Maria Antonieta? Tia-avó da imperatriz do Brasil, a Arquiduquesa era ainda Rainha Consorte da França de 1744 até a
Revolução Francesa de 1789. Era amada e admirada por todos. Um destaque de sua história, dizia que seu fascínio eram as festas das noites parisienses e sua animação. Frequentava óperas, teatros e bailes.
Enfim. Duas breves citações de "Marias" poderosas que se imortalizaram na história mundial, que ilustram a representatividade de muitas Marias e que mostram a força, santicidade e realeza desse nome, dessa figura.
Desta maneira, fica fácil redigir textos, poemas e poesias sobre Maria, como de uma forma bem singela e particular, descrevo logo abaixo:
"Presença marcante e sorriso que contagia,
Olhos castanhos que se destaca e alumia,
Cabelos dourados como raios de sol que irradia,
Simplicidade real e simpatia de Maria".