Sabedoria
A falsidade é uma maldade mortal; quem trai aprendeu a trair e quem é traído ensina quem jamais pensou em trair...
O louvor é o renovo da alma...
Ao deitar-se feche os olhos e durma; pois na manha seguinte abrirão teus olhos e acordarão, Será?
Numa mesa há seis cadeiras, sobre a mesa especiarias domesticas; e nas cadeiras estão sentados todas as qualidades e mentes que saborearão das que sobre a mesa tais são todos os segredos dos homens e das mulheres, sobre a mesa está à saúde de muitos corpos...
Hoje é o único dia para se viver...
Se precisares do amanha, estarás cometendo erros hoje...
Um corpo parado é uma estatua morta; o sangue corre de vagar e sofre paradas constantes...
A loucura é alucinante porque neutraliza o inconsciente e força atitudes braçais e mentais; extraordinariamente...
Um coração sabe o que quer uma mente ñ; nisto a paixão vive na mente e o amor no coração...
O que neutraliza a força abala sua estrutura mental; faz retroceder o caminho e sacode os pés para a derrota, é o medo de lutar...
Uma mão está unida à outra, assim muitos países estão abraçados juntos para um só caminho, o dos seus interesses...
Quando há um abalo sísmico todos são solidários aos interesses alheios; quando há uma morte simples todos estão distantes sem alguma preocupação...
A comida alimenta o corpo, e por algum tempo é desfeita de si mesma e do corpo; a Palavra alimenta alma e por tempo indeterminado permanece...
Num jantar há algo maior que a fome; em toda mesa prevalece à fome porque jamais ela é saciada com prioridade...
04
Se desviares do caminho pisaras em armadilhas; feitas por você mesmo...
Aonde os olhos correrem ali seguirá também os pés...
As faltas são marcas que na vida ficam; as ausências são deleites pulados sem gozo passado, mas o presente a tudo resolve para o amanha...
O que dói um coração é uma flecha mal atirada; atinge o lado e ñ o centro; afeta com ódio e ñ com amor; fere com paixão e ñ com afeto...
O desejo é um destino duvidoso; a vontade está no comando e nem sempre guia a caminhos bons...
Se tu queres fazer, faça! Mas antes de fazer, pense! Mas antes de pensar, estude...
Analisar propostas é essencial; tomar decisão e aceitar sem observação é fatal...
Num caminho estreito passa uma formiga; ela trabalha dia e noite para tentar morrer bem...
O trabalho sobra e gente falta; o descanso falta e gente sobra...
Um cochilo a vida dá dois cochilos a vida dá; mas três cochilos a vida ñ aceita...
O salto mais alto ñ é um pulo para cima; e sim um par de joelhos sobre a terra...
No ouro estão muitos olhos; ali se enxerga o nascimento da soberba e o crescimento da ganância...
Ao construir uma casa com estrutura olhe se a terra ñ é preta; pois cada pilar erguido é um prédio em formação...
O nascimento é uma alegria presente; o crescimento é um arrependimento futuro...
Se colher colha bem, se escolher escolha melhor; há frutos que parecem bons, mas depois da casca se vê seu conteúdo... 05
Um coração fraco é um coração que facilmente se apega; porque a paixão vive nos olhos e na aparência e deles vem o interesse do corpo para o coração...
A ciência é um estudo da mente e uma força da lei; mas o espírito é a virtude da alma e a tudo sabe e ensina...
Se comer somente pão nada de mais será; mas se a cada dia enjoares de pão nunca mais dele comerá...
Se amas dedica-se a amar; se queres ñ queira somente, porque para querer é necessário sonhar juntamente...
Se a seta do dia atingir um coração; provai se doerá porque muitas setas são atiradas para o céu e caem para muitos corações...
O arco está armado à mira está feita; mas aonde irá a flecha do flecheiro que ama...?
Um simples olhar determina um estado ou sentimento; se olhares de modo vincular, verás muitas chances chegarem e partirem...
Uma frase completa um livro; um discurso arrasa e condena muitos escritos da personagem...
O caos está sob o comando da natureza; ela determina a tragédia e a morte repentina...
Se um coração duvidar de um amor, logo será difícil convencê-lo de verdadeiro sentimento...
Aceitar por interesse é dizer sim a loucura e à paixão; quem ainda ñ ama está sujeito a isso...
Os dons são dádivas que ñ vem da ciência, mas se desenvolve cientificamente se houver esforço e interesse...
A alma desatenta é vulnerável a tudo; a pobreza da alma está na sua desorganização...
O sol indica o caminho de um dia; a lua indica o caminho de uma noite e assim é sucessivo de tempo em tempos...
06
Todo dia da semana se repete tanto em números como em nome; se vê a mesmice das causas...
A fartura ñ é um trabalho honesto e sim um descanso solidário...
Se um trabalho honesto é necessário, todavia ñ fazem nada mais que cada um a sua parte...
Se correr para frente; de algo corres querendo fugir, se andares para frente em busca de algo andas querendo alcançar; a vida ñ é um apreço da pressa nem a morte quando vem ñ corre, mas de repente leva um corpo a terra...
A vida é o suspirar da manha, é uma idéia durante o dia, há quem diga que a vida sofre toda noite uma mudança...
A dor por ela só, ñ tem prazer num corpo; são necessários muitos motivos para sua reação...
Tudo tem um preço e uma recompensa!
Ñ se luta em vão nem à toa, mas se perde muito tempo pensando e fazendo a mesma coisa sem resultado...
O fraco se entrega antes do tempo; o forte ñ espera para esmagar com sua força, quem pode vencer com honra e amor...?
A honra é um nome limpo na praça; assim como a lei se baseia em muitos decretos...
Se seguir um artigo e fraudar os outros; todavia o seguido de nada serve...
Se amar o próximo como a ti mesmo é superior a toda lei; logo o egoísmo é exterminado de um coração que vive assim...
Ante uma visão se revela a intenção, limpe teus olhos antes de ver o mundo como você quer enxergar...
Águas profundas é um coração que ama; uma fonte de esperança nasce mesmo se as pedras sufocam a nascente...
07
O joelho é um cano de ligamento; se estiver com defeito o cano será trocado por um novo e se o joelho estiver assim ñ troque, mas esforce por fazer melhorar...
A sala está cheia e muitas vozes circulam entre as janelas e as portas da casa; e tudo ela ouve até os segredos do quarto e do banheiro...
O paladar palpita por sabor, mas o beijo de engano envenena o coração...
O mal ñ faz parte do bem, o bem a tudo supera e surpreende o mal; assim é a ação do amor...
Ao encontrar com o amor aproveite o encontro e se dê, antes saiba que para se doar a um amor é necessário ter vinculo com a razão...
O choro é um rio de lagrimas acumuladas; o rosto se incha por causa das lagrimas que descem por alguém...
Se ñ puder corresponder a um amor afaste antes que se entregue em vão sem poder amar a quem tanto te ama...
Um afastamento ñ tem volta; se houver volta ñ será como antes...
O primeiro amor é que fica, pois a paixão juntamente vem com ele...
O amor traz saudades ao encontro; mas a paixão traz a pressa e o fogo repentino...
Aquele que se apaixona vive um destino duvidoso...
Quando houver mais de um coração interessado em se envolver, ñ precipita-te com teus pés nem com teu coração, porque muitas chances aparecem, mas a verdadeira oportunidade ñ está entre estas...
Há muitos caminhos para amar; muitos destes são interesses da paixão...
Um amor supre uma paixão; e por mais que ñ seja correspondido ele permanece para sempre...
08
Os olhos ñ vêem o sol, porem sente seu resplendor; assim é o amor ñ vive nos olhos e sim nas intenções do coração...
A aparência é uma arma mortal; dela sai o bem e o mal...
Os olhos que muito vêem ñ escolhem o que é certo para amar; mas os olhos que muito sente quando observam esse sim tem o alvará do coração para fisgar um grande amor...
As mãos que acaricia também batem, apanhe por amor porque será melhor que pela paixão...
O oposto do amor é o ódio, se viver odiando seu próximo ñ terás paz em sua casa...
Até na morte o que odeia ñ terá descanso, porque o juízo segue depois da morte...
O fim da carne é a execução do materialismo, mas o espírito eterniza a alma dependente de amor...
A virtude do amor é a causa da razão; através da razão se prova um verdadeiro amor...
A razão é incompleta sem o amor; o amor tudo resolve tudo faz; a razão é dependente do amor para ser completa e executada...
O querer é um sentimento forte que o amor utiliza para ñ desistir, todavia a razão se apóia nisto para ser bem sucedida...
Se a ciência limita a carne e o pensamento; o amor eterniza o desejo e abate a carne provando que ela ñ tem poder de infinidade nem poder de decisão...
Se um pensamento permanecer; analise-o em todos os aspectos mentais para por prova de que ele veio e ñ ficou em vão...
Se atentamente ouvir e analisar palavra por palavra, tomará medidas necessárias para viver e ser feliz...
O amor ñ confunde, mas há uma paixão que só quer por em radical situação copiando o amor...
09
A fome vem, o desejo aperta; mas a fertilidade da mente está nas decisões culturais aprendidos dentro de casa...
Ensinar é uma atividade difícil quando se faz de qualquer maneira; antes de ensinar aceita ser ouvinte...
O sopro do vento uiva para todos os lados; assim são os olhos que ñ têm luz querem tudo o que ver para amar...
O amor ñ é para tudo e todos; há quem diga que o amor é universal...
Se tu andas em trevas, ñ amas devidamente, porque o amor é luz...
Quem ama abraça sem acepção...
Um cheiro suave revela ao paladar sua delicia; mas o mau cheiro ataca o paladar com fragrâncias fortes...
O cuidado ñ tem aparência, é como o amor; sempre habita no coração simples e honesto...
Os pés dos que anunciam novidades são reluzentes; porque tudo que é novo tem um sabor agradável e conquistador...
A canção é um dom divino; mas o louvor é um mistério glorioso...
A primeira intenção vem do coração, a segunda vem dos olhos; mas a terceira manipula o corpo...
O cego ñ sabe onde pisa nem tampouco o que acontece no céu; mas o espírito tudo ver e sente mesmo se no céu houver diferença...
A fidelidade é uma simples prova de amor; uma aliança entre a alma e o espírito, entre o homem e a mulher...
No desespero há socorro e na morte há execução...
O fim é uma fatalidade; mas há algo planejado para um só fim...
O templo é a casa de Deus, a escola a casa do ensino, mas as casas de esquinas são as mais freqüentadas...
10
Um lugar escondido para muitos segredos; muitos lugares abertos para um destino...
Os carros ñ são tão rápidos como são os pés; pois dependente deles são para os guiarem e correr...
Se tu amontoas dinheiro, ñ tem amor; mas se acumulares bondade serás farto em felicidade...
Há um coração que ama o que já é amado; mas de que vale o amor para aqueles que já são fartos de bondades?
Se um amor for egoísta, logo padece o coração; porque mesmo amando-se a si mesmo ñ é suficiente ser amado...
As paixões são flechas flertadas por um olhar; mas o amor a tudo enxerga, somente trabalha todo seu terreno com dedicação e afinco...
As atenções são das palavras que vão aos ouvidos; se falares boas novas te adorarão, se falares o suficiente apenas concordarão com você, mas se falares com amor, darão glorias Aquele que te enviou para tal benção...
Os joelhos estão fortes para suportar o corpo; se em pé cambalear imagine-se agachado, andarão de juntas flácidas e vis...
Os olhos sempre estão atentos; mas o corpo uma flácida segurança quando é chegado o sono...
A história ñ tem um fim compreensivo; todo começo carece de um meio coerente para um fim razoável...
Se um par de pés tropeçarem no caminho; há um par de mãos que andarão por eles...
Olhe onde quiser olhar; o cego ñ pode ver a luz na escuridão, mas o espírito que ilumina seu caminho torna visível todas às coisas...
Uma perna depende da outra; uma mão depende da outra, e o corpo depende da alma, assim como a fome depende do alimento, mas o espírito ñ precisa destes para ter vida...
11
Uma alma triste é uma criança perdida; seu choro é por algo precioso que carece ter e amar...
As águas descem sem parar ao oceano; e nunca se cansa nem se perde em seu circuito, mas o homem e a mulher que ñ sabe viver se perdem em meio às águas da vida em meio às ondas que há em seus corações...
Uma criança chora porque ainda ñ sabe rir; um homem e uma mulher rir, porque ainda ñ aprenderam a chorar de verdade.
Toda manha carece de carinho; e todo carinho carece de amor o afago carece de beijos e os beijos carecem de lábios e os lábios quando longe ressecam porque ñ conhecem ainda o sabor de outros lábios...
Um beijo dado é como uma taça de licor embriagante! Perfuma e fere tanto a língua como os lábios entre dentes e puxadas...
Lindo é um corpo são e de pureza juvenil; nele habita somente amor e fidelidade...
O caminho perfeito está na imperfeição; o coração puro é a imperfeição de todo caminho...
Quem diria que a loucura é a fama mais vivida no mundo; onde as atitudes são apenas teorias...
A fome ñ é tão forte que o amor; mas carecem de fome os que nunca amaram...
A bondade vem do coração, mas a raiva assola-o fazendo de muita gente animais...
A alma precisa de suporte espiritual; mas a carne é alimentada pelo vicio e pela natureza...
O sono é a morte de todo o dia; mata a carne e ressuscita-a todas as manhãs...
Se hoje for bom ñ é necessário o amanhã; ele vem de bom grado...
Uma noite boa é uma noite de sono; pois se na vida há descanso ainda sim podem regozijar todas as noites... 12
O amor une o bem e o bom; o amor une o mal e o bem, mesmo sendo tão distinto, ainda sim o amor tenta...
Frias são todas as noites; mas de dia o inverno predomina, mas mesmo assim ñ impede um lindo sol de nascer...
Com o dinheiro eu tenho o mundo, com sabedoria tenho vida; porque o mundo é um moinho e a sabedoria, muitas saídas...
A mente maquina e constrói, mas ñ vinga; o corpo padece e se remói, mas ñ se entrega quem pode ser igual a um ferro permanente?
A casa bem edificada está segura em qualquer estação; ainda que caia na lama a estrutura, ela resiste toda tentação...
Quem inventou o fogo? As mãos que tudo fez? Ou a ira que acendeu a chama de um simples pecado no éden?
A mente humana é uma arma perigosa de defesa e de ataque; tal arma pode amar e odiar, e pode até ferir com aspereza e astucia, mas ñ é capaz de matar quem vive com um espírito leve e puro...
A lua corre dia e noite céu acima; ela jamais se cansou nem reclamou a quem a criou, mas se regozija por fazer o mesmo circuito desde a fundação do mundo...
Quantas estrelas estão no céu! Nem elas sabem como foram parar ali, mas conhecem seu criador e iluminam seus pés todos os tempos...
À beira mar estão todas as conchas e perolas dos oceanos; inumeráveis grãos de areias formam um chão de águas salgadas...
O mundo é a força de sua mente; a memória rara do seu passado, a idéia fresca de todos os planos...
As cidades estão coloridas de luzes e prédios; circulam carros e aviões trens multidões de pessoas perdidas na mesmice do dia a dia...
Se houver novidade, diga a alguém novo, porque o velho soube desde a infância que as novidades hão de envelhecer...
13
Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente...
A saúde do espírito é a Palavra; todavia a carne se deleita em coisas...
A paixão vive diante dos olhos; um olhar apaixonado abre
portas de solidão...
O amor é único, a paixão é um interesse...
O carinho é fraterno e toda intenção carinhosa fazer bem...
O bem é algo doce; prepara o paladar para as amarguras...
A saída é uma jogada de mestre...
Quando bater em uma porta, prepare as mãos; porque ñ importa a batida o importante é saber se abrirá no tempo certo...
A casa está fechada, porque ñ há ninguém; ou porque esconde muitos segredos?
A rua de dia é inquieta; mas à noite ela descansa...
A sombra te segue aonde fores; assim como a fome e a sede...
A causa é o principal motivo; a lei é o decreto da causa, ela consome seu destino...
Amor e lei são amigos; mas os negócios fazem a lei do amor ausentar-se...
A lei é determinante; o amor é eterno; qual destes tem maior razão?
Todos os corações ñ são iguais; sobretudo a lei é pra todos...
A aliança do corpo é um lindo matrimonio; a aliança da alma é uma conversão espiritual...
Um casamento é um pacto; uma conversão é um destino eterno...
O caminho é longo e curto, largo e estrito; somente quatro sentidos se fazem um caminho, pois cada um destes o faz diferente... 14
Justa é a causa do simples; pois a lei ñ polpa nem o mais humilde...
Se andares pelos olhos tudo verá; o que anda pelos pés, neles tropeça...
O tropeço vem repentinamente; mas a paciência acumula pensamentos...
O nervosismo é a causa de derrota; mas a tranqüilidade é a causa esperançosa...
A natureza é um fenômeno forte; pois habita no instinto humano...
A intuição é uma hipótese; mas a certeza é uma razão consumida...
O espaço é uma dimensão extensa; mas o horizonte ainda é maior...
Todo trabalho com amor é bem executado; mas a necessidade age de forma exasperada...
Um sonho pode valer por mil; nenhum sonho equivale por um milhão; ñ sonhe somente, faça.
Todo animal tem seu instinto; o ser humano tem apenas coração...
O coração é o fenômeno da vida; faz do corpo seu conservo...
O choro é uma demonstração de amor; ou de interesse...!
A saída é a porta principal; e nela todos querem chegar...
Longe está a paz do coração que odeia; sua lamentação é naturalmente eterna...
Com uma paixão o coração se confunde; imagine com duas...
A gula escarnece a boca e adoenta os olhos...
Ñ coma com os olhos; mas dê ao estomago uma satisfação prazerosa...
A aparência ñ somente engana; mas prejudica a alma...
Um sonho ruim equivale muitas noites de insônia... 15
A “dor” sem causa ñ é dor; é, todavia uma provocação...
Na preocupação ñ há descanso; sim cansaço desnecessário...
Tanto é ser sujeito como sujeitado...
Se negares um pão, terá farturas em casa; mas se doares um pão terá a solidariedade como alimento espiritual...
A subida é mais difícil que a descida; todavia quem facilmente sobe rapidamente cai...
Só há dois caminhos: o dinheiro e os olhos...
Ñ há espelho que melhor reflita a imagem do que a palavra...
Como purificará o jovem a jovem o seu caminho? Atentando-se as suas palavras...
A criança ainda nada sabe, apenas nasceu; o adulto tudo sabe, apenas sobrevive...
Um menor é inocente, segundo a lei; ainda que seja absolvido, tal menoridade vive maliciosamente...
A consciência tudo sabe tudo faz; mas os braços tudo carrega tudo se esforça...
O silencio é uma aflição de espírito; mas a boca que muito fala jorra tolices...
Ao abrir a boca, olhe primeiro...
A folha quando seca cai ao chão; a vida quando vivida vai a terra...
A morte ñ é tão ruim para os bons e para os justos; mas é pior para os maus e para os que ñ ama o próximo...
Só temos paz quando podemos impô-la.
O infinito vive em cada corpo e mente...
O templo é um amplo espaço; nele habita o melhor dos melhores... 16
O tempo ñ tem pressa de passar; mas o ser humano corre demais com seus pés feridos...
O que corre vê para ñ bater e cair; mas o que anda olha para ñ pisar em armadilhas que seus pés provocam...
Uma alma boa é uma alma que se dá; uma alma má é uma alma que recebe sem se doar...
Se fizer de um coração escravo da paixão; logo a paixão cairá sobre os ombros como um fardo mortal...
Sete são os dias corridos...
Trabalho há, todos os dias, no descanso da noite é uma nuvem sem o pesar...
Muitos são os dias da vida, pois para muito os problemas ñ dão trégua...
Uma hora doente é como mil anos, e mil anos são é como uma tempestade...
O doente ñ tem forças em si para se locomover; mas o são anda desvairadamente às pressas...
A saúde é um coração saudável; mas a doença é uma praga concebida...
O sentimento sabe todos os caminhos que deseja ir o coração; mas sabe também que cada caminho é de uma caminhada cansativa...
O coração ñ desiste do que quer e deseja ter; porem é leigo a paixão que mora ao seu lado...
Uma paixão vem através da atração; mas se permitir pode se tornar um sentimento mais forte e permanente; mas amor ñ, apenas bom relacionamento...
Um é bom dois é ótimo, mas três é excelente!
O amor ñ é bom, o amor ñ é ótimo; o amor é excelente, o amor é sublime, o amor é verdadeiro o amor é correto...
17
Ontem passou de repente, hoje vai se findando, logo o amanhã raiará; e você, vive acerca de tudo isto?
Bom ñ é ser somente bom; a lei é boa quando a bondade é o amor...
Quem deve um milhão pague; quem deve um por cento, pague; mas quem deve amor, vá depressa e ame...
O amor ñ é um sujeito composto, o amor ñ é um sujeito abstrato, o amor é um ser simples...
A caída sem o tropeço é uma ilusão sentimental...
Toda certeza mental é uma bala no coração; tal veracidade é uma imitação...
O poder da palavra é incrível, pois dela sai virtude sobrenatural...
Um rio parado é como uma solidão sem fim...
Ñ encha o seu coração de palavras; e sim de experiências...
O cálculo é para os problemas, pois se ñ fossem os cálculos como seriam resolvidos todos os problemas?
A vergonha ñ é somente timidez; mas há algo que é mais forte e acanha um coração, a solidão...
Um coração sozinho é vulnerável às palavras; mas dois corações unidos são vulneráveis ao amor...
Na casa da sabedoria mora a honestidade e a fidelidade; um casal que teme o amor eterno...
A pobreza ñ é pra todos; mas pobre é o coração que nunca muda...
Ao se deitar os olhos fecha para dormir; certamente dormirá sem nada em sua espera...
Um sono fraco é vulnerável à preocupação; pois ter sono leve é ter medo de sonhar...
Lindo é um coração sincero; horrível é uma aparência enganadora... 18
Onde estará a razão da humanidade quando toda a existência passar...?
Qual será o destino da humanidade quando a razão se extinguir e o argumento perecer...?
A existência visível ñ passa de meras razões passageiras...
Como rios que descem para o mar, voltam como chuvas para a terra todo trabalho que é feito debaixo do sol...
De que vale viver finitamente aquilo que praticamente perecerá?
A palavra é tão forte que pode passar toda existência; ela ñ passa de maneira alguma...
A rosa é bela, linda e cheirosa; mas para exalar num corpo decomposto...
Murcha é a flor de um coração iludido; nunca saberá ao certo quem a murchou...
Iludir e ser iludido são diferentes; mas o iludido nunca saberá se foi iludido ou se, se iludiu.
E determinação está na fronte; pois o universo da certeza é à disposição do interior para tudo...
O que bebe faz nada de mal; mas o que esbanja escarnece o corpo indevidamente...
O dinheiro é um caminho perigoso; tê-lo é estar sob a espada da vida...
Quem tem tudo pode; quem ñ tem tudo quer; mas terrível é o coração que nada tem e debocha da humildade...
Quem tudo pode fazer; nada faz e quem nada consegue fazer, se esforça...
19
O esforço ñ é a força: a força é como a natureza; mas o esforço é a conseqüência dela...
O mundo é enorme; mas os olhos ainda são maiores...
Bom é um amigo fiel, pois vale mais que muitos amigos e colegas...
Uma alma deseja ser ajudada; mas a alma que ñ ajuda ñ merece sequer uma mãozinha...
A formosura de um corpo é uma estrela que brilha no céu é um sinal que indica o sol é um destino para o coração...
Um corpo é uma carne saudável; um amor é uma alma feliz...
A mulher deleita seu amor ao homem; mas por tudo o homem deve fazer pela mulher...
Um rosto é o espelho do sol, uma mulher é o caminho do coração do homem...
Uma coisa a mulher odeia, duas coisas ela detesta, mas três ou mais coisas ela separa...
A fidelidade é uma mulher formosa e humilde; nela está a sabedoria quem vem do céu...
A mulher em si é vulnerável e carente; mas nunca está fraca nem dependente...
Uma mulher é diferente da outra; uma sai e a outra ñ sai, uma gosta e a outra ñ gosta; mas no caso de amor elas ñ são muito distintas...
A mulher é mente do homem; e o homem é o corpo da mulher...
Viver só é uma opção; mas manter-se sempre só é uma luta sem fim...
Melhor é um casamento do que uma amigável vida a dois...
A natureza do amor é o casamento; a natureza do casamento em si é o sexo...
20
Antes de fazer sexo, faça amor, porque ñ são diferentes...
O gozo é uma alegria sem fim; o sexo é um prazer instantâneo...
As coxas são como uma fronha; nela recosta um rosto para descansar...
O beijo amadurece os lábios, o sexo é relaxante...
Sentir-se leve é sentir bem depois do prazer; pois nada melhor que um amor bem feito...
O melhor amor é um amor a dois...
A pele é uma excitação máscula; ela é uma beleza fundamental...
A mulher sensível tudo vê e escuta; ela sabe quem ela quer e quem ela vai amar...
O amor é submisso a mulher; mas ao homem o amor é um senhor...
Uma mulher deseja tanto tocar como ser tocada; mas benditas são as mãos que a possui...
O amor ñ tem altura nem idade; ele é superior a tudo isso...
O fogo é um ardente desejo; em uma mulher ele estremece de vontades...
Numa mulher há brasas de desejos; e no seu coração ardente satisfação de amor...
O deitar é melhor que uma palavra; pois a beleza expõe na cama toda intenção de amar...
É venerável o amor de uma mulher; pois todo homem vive em busca dele...
Os lábios mais sensíveis são os lábios de uma mulher; eles são como meleiro de prazer...
Ñ troque seu vestido antes que te toquem tais suaves mãos! Ó mulher dos meus desejos! 21
A mulher formosa é um mar de amor envolvente...
O sol nasce para a lua; assim como o homem nasceu para a mulher...
Ñ há pele mais formosa que de uma mulher; pois nem o sol que tem luz própria é tão fascinante quanto uma meiga e doce pele de uma mulher...
A lei ñ se deleita ao sentimento; mas um homem ñ corresponde à lei se for para amar uma doce mulher...
A razão de uma mulher solteira ñ é amar; mas o sentimento dela ñ corresponde tal razão...
Uma mulher carente é como uma rosa precisando de cuidados; seu jardim jorra orvalho alagando ao seu redor de amor...
Quão sensível é uma mulher que gosta; mas furiosa fica quando odeia...
Uma mulher machucada é como um vulcão omisso; lavas escorrem de modo interno e dores assolam seu coração...
Um carinho bem dado a uma mulher é um carinho de carência; mas todo carinho faz bem, mesmo quando a mulher ñ aceita...
Quem viveu um bom amor como uma viúva? Nem o homem sente o prazer de amar e ser amado como uma viúva que amou e foi feliz um dia...
O andar de uma mulher é um rebolar de uma serpente; pois até na prudência ela sabe como ser amada...
Uma mulher conquistada é uma mulher feliz; uma mulher iludida é uma mulher sonhadora...
A honra é a aparência da mulher; uma mulher honrosa sabe como administrar sua casa...
Uma virgem é formosa e teus seios são uvas novas; e teu ventre uma fonte de amor...
22
Salgado é o mar de ondas bravas; assim são os beijos de uma mulher que engana...
Toda mulher é única; pois para o homem só haverá ela para sempre...
Mais forte é um coração de uma mulher; ele tem o poder sobre o do homem...
Dinheiro e amor ñ moram juntos; assim como mulher e mulher; é abominável a natureza...
Águas profundas é o corpo de uma mulher; ele é saciável ao homem e agradável ao seu paladar...
Uma mulher ñ vale uma quantia de dinheiro; mas sim um simples olhar...
O açúcar tudo adoça; mas a mulher é o seu gosto melhor...
Uma mulher fiel ñ tem pressa para amar; mas o homem apressado sufoca seu amor com a paixão...
A mulher fiel sonha com as mãos; mas a loucura é uma arma que aflige o coração de uma mulher desorganizada...
O medo é uma arma muito perigosa; numa mulher ele é dominador...
Um sim é mais forte que um ñ; mas uma mulher que diz ñ e se afasta é porque ela sabe que um possível sim pode haver em ocasião...
Se uma mulher disser: “vou pensar” ela espera algo mais; se uma mulher disser: “ñ dá” ela prefere evitar; se uma mulher disser: “ñ posso” é porque ela ñ está sozinha; mas se uma mulher disser: “talvez” é porque ela se apaixonará facilmente em ocasião...
Num coração há certeza, mas numa mente a duvida prevalece.
A sorte ñ é uma mulher; nem a beleza a atrai para si, ela anda com os bons, e com os que já possuem um tanto mais que ela...
Se a mulher for o dono da casa; tal homem desleixa sua honra... 23
A família é o hesito do homem; e o orgulho da mulher...
Ñ há amor maior que o de mãe; mas há amor melhor que o de pai; o amor Divino...
Se uma criança chorar, ñ bata nem violente; mas abrace e afague-a...
Quem melhor conselheiro e bom amigo; que o marido que a alma me escolheu?
Quem melhor conselheira e boa amiga; que a esposa que a alma ma escolheu?
As neves que na fronte se acumulam; terminam por cair no coração...
A mãe muitas vezes bate; mas o pai espanca, se bateres numa criança está machucando muitos corações; uma criança é a esperança de muitos olhares...
O jovem, derrama sobre seu corpo o licor da mocidade; mas os adultos e experientes andam a esmo sem orientação própria, porque na sua juventude acumulastes glutonarias...
Um pai que admoesta seu filho com violência, passa sua marca para sua descendência e a torna febril como o é.
A educação é um prato insaciável; alimente-se toda sua vida o que desde criança aprendeste dentro de casa...
O sangue paterno será sempre familiar; mesmo se for em parte divido a cada irmão...
Família unida é uma família só; porque ela é a aliança primitiva do amor verdadeiro...
O desejo mais profundo do casamento ñ é somente o sim; mas é uma experiência de namoro anteriormente vividos...
A herdade é uma prioridade dum casamento; pois para quem será a propriedade de um casal separado, ou de um viúvo ou de uma viúva?
24
Família é o laço mais firme que entre o povo permanece; mas uma família abastarda e espalhada atrai confusão e até morte entre irmãos...
Dentro de casa há dois pilares firmes; a mãe e o pai, se esses trincarem ou racharem, os pilares menores ñ suportarão a queda e a caída da casa...
A porta de entrada recebe visitas; porem ela permanece aberta para atraírem para fora, ligeiramente...
Quando há muito movimento dentro de uma casa; algo ñ aparenta ser bom; pois casa de família até no movimento é composto e observado...
As intenções de um filho ao pai são as mesmas que o pai tem para com seu filho...
A mãe ensina, na cozinha o que é zelar de um amor; e uma filha que atenta, saberá como amar e ser amada dentro de casa...
Coroa de pedras preciosas estão na cabeça de um pai que mantém uma família honrosa e destemida...
A família é o caráter de Deus; pois Dele é o templo, a sua casa e seus filhos que se junta para cultuar...
Deus fez tanto o homem quanto a mulher; e o homem e a mulher fazem muitos povos...
A mulher é uma semente que germina e gera muitos frutos...
O homem Poe e tira; mas a mulher cuida...
A casa quando está vazia está oca; mas a casa lotada transborda imundícia...
A filha que desobedece acumula sofrimento futuro; pois do seu ventre nascerá uma semente ao seu jeito e vida...
Uma bofetada é dada a um filho; mas muitas bofetadas marcaram seu pai quando novo...
25
Ñ bata com ódio; bata com amor; porque dói menos, pois o amor é consciente...
Poe se à mesa uma família; pois se um membro se apressa, logo se sabe o que lhe é ensinado; porem se todos vão juntos, logo se mostra uma casa rebelde; mas se todos unidos antes de comerem darem ás mãos em prece ao alimento; todavia serão honrados e fartos de tudo que vier do céu...
A mãe generosa ama todos os seus filhos; porem há sempre um que a faz ser encantada; o mais novo da casa...
Guardas em tua casa o teu ouro; porque jamais se sabe o que pode te acontecer...
Um filho bom ñ fala apressadamente ñ reclama nem ira-se em vão; mas todo zelo vem do amor que nascido em cada vida é cultivado por quem já sabe o que é amar...
Quando intrigar com seu irmão, vê se ele está com a razão e se houver concordância abracem-se e perdoem-se para viver bem sua vida...
Quando encontrar o filho ou a filha perdido, abrace e beije com amor de saudade e com zelo paterno agradece Aquele que o criou...
O senhor da família é o conselho; a senhora da família é a educação...
Que um pai ñ atrapalhe os sonhos do seu filho; porem eduque desde seu nascimento com exemplo o que ele vai sonhar...
A ação de uma família ñ está nas mãos e sim na palavra; pois um filho sabe o que diz os olhos de um pai correto e educador...
O filho único é a estrutura da casa; nele edifica os desejos de uma mãe...
Bravo é um pai que luta por uma família feliz...
A beleza da família ñ é a vaidade nem a aparência; toda família que investe no respeito no ensino e na educação é feliz...
26
Se deres um pão; veja se o alimento ñ vem da ira ou da vingança, pois até a doação atrai esses males...
Acaso rires do outro porque foi este abusado ou humilhado! Pois então ao abrir a boca com ar de deboche fechará com ar de espanto...
Deita-te a um sono folgado; pois o preguiçoso dorme sem nenhuma preocupação...
Se tuas mãos pesam e nada fazem; cansados vives sem nenhum motivo; mas se viveres assim; serás destruído rapidamente pela natureza da vida...
Quando encontrar alguém perdido, ajude se puder; pois se souberes do amanha o hoje honrosamente te passará...
Quem aplaude a alguém ñ faz nada de mal; mas se com teu coração aplaudir a Deus será fartamente recompensado...
Diz o pregador palavras sabias que vêm do seu intelecto; mas o louco diz palavras mascadas que já fizera efeito anterior ao seu interesse...
A simplicidade anda de braços abertos; quem pode abraça-a com sinceridade e retidão...?
A luz da vida nada é se apenas iluminar o pensamento, formulando idéias naturais...
A carne que sente a carne sacia da própria espécie; isso todo mundo faz debaixo do sol, até os animais...
Livre arbítrio, vontade própria, poder de decisão, força de pensamento, ação, coragem, determinismo, são qualidades de uma pessoa que anda segundo o espírito da vida...
A alegria é inconstante, mas a felicidade é infinita...
Desviar dum caminho é sinal de obstáculo, mas tirar do caminho o obstáculo é sinal de preparo...
Ofereça o que quiser para ser feliz; porque se quiser receber tem que se doar... 27
A espera é a causa mais cansativa que tem no artigo do amor; mas este artigo é o melhor argumento para á vitoria dos que lutam...
Sangue inocente derramado demonstra culpa fatal; porem sangue de culpa derramado demonstra satisfação moral...
A inteligência também habita no inocente; faz de sua mente uma prudência moral...
A sabedoria habita na casa do simples; mas a loucura vagueia aonde quer entrar...
Saiu à sabedoria à rua e percorreu todo circuito da terra, se cansou insistiu a percorrer tornou ao seu trajeto, e cansada sentou-se ao pé de suas palavras para descansar; mas de tudo ela ainda ñ encontrou uma casa que possa acolhe-a...
Quem muito canta feliz aparenta ser; mas a cantoria repetida bloqueia a forma de pensar...
As mãos de um artista estão na platéia; são chuvas de palmas para uma simples obra de artes...
Leia e decore; escreva e estude...
Placas anunciam: “aqui está o que você precisa”, mas onde está o que procuramos?
O que criou todas as coisas fez tudo com uma simples palavra: “Haja”...
O meu livro está aberto; porque eu ainda vivo...
As águas do mar estão sujeita à quebra; assim como a vida é sujeita a morte...
Patrício Gomes de Jesus...
28