ALÉM DE FREUD E OUTRAS TEORIAS

Qual a linha estreita que separa a maldade do trauma?

O que é maldade? O que é loucura?

Em uma relação causa /efeito dos comportamentos, (existe causalidade determinante nos comportamentos?) As ações humanas estão justificadas à luz psicanalítica. Deveriam? Talvez. Mas não todas. Existem ações que ultrapassam o limite físico, o natural, e só são plenamente explicáveis à luz de uma concepção que dê algum espaço para o transcendente.

Sim, pois há algo gritante, caros naturalistas, que emergiu do mundo necessário e natural: a vontade. O ser humano age por vontade , junto à necessidade. Ele faz o bem e/ou faz o mal. (por vontade)

Intrigante?

Eis que surge uma questão ainda pior: o que distingue as nossas atitudes como sendo resultados de uma relação determinante e física de causa / efeito, de um ato volitivo e cruel?

Qual é o peso, qual a medida?

Onde estão as respostas?

Talvez estejam além de Freud, além do mundo, além de nós.

Vanessa Patrícia
Enviado por Vanessa Patrícia em 08/04/2011
Reeditado em 15/07/2011
Código do texto: T2897537
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.