Redes sociais - os prós e os contras
É tão comum, principalmente entre os mais jovens, postarem em suas redes sociais tudo sobre suas vidas. A briga com o namorado, as baladas, as bebedeiras, os comentários sobre o trabalho e a vida privada.
Mas até que ponto isso pode ser prejudicial? Uma rede social, se bem utilizada, pode ser uma ferramenta muito útil em todos os aspectos, inclusive no profissional. Mas deve-se ser cauteloso com as informações postadas. Muitas vezes, um comentário ou uma foto que parece irrelevante pode causar situações absolutamente constrangedoras e desnecessárias.
Um exemplo disso é a atual utilização pelas empresas dessa ferramenta para recrutar novos talentos para seus quadros de funcionários. Em muitos casos, pede-se o e-mail do candidato, que pode ser o mesmo utilizado para as redes sociais, e faz-se uma checagem nos perfis constantes na internet. Esse procedimento pode ser invasivo, mas não há nada na legislação que o impeça. Ademais, se está na rede, considera-se de domínio público.
Pesquisando sobre o assunto, constatei que as empresas - principalmente as de perfil mais conservador - dão grande importância ao comportamento de seus possíveis contratados em suas horas de lazer. Assim, se um candidato a uma vaga que exige um perfil sério, posta uma foto onde aparecem imagens de bebidas e comentários nada lisojeiros sobre sua conduta numa festa, pode simplesmente ser descartado do processo seletivo, sem qualquer explicação.
Comentários negativos sobre sua vida profissional, seus colegas de trabalho e seus superiores hierárquicos também podem tirar o candidato do processo, sem que ele sequer perceba a razão. Até os amigos, as comunidades, os comentários podem ser prejudiciais.
Esses são apenas alguns aspectos que devem ser levados em considerações antes de expor a vida na rede. Após postar uma informação, dificilmente se consegue o controle sobre ela. Se o conteúdo for comprometedor, corre-se o risco de se prejudicar de forma severa, por compartilhar informações de forma impensada. O que parecia diversão, pode-se tornar uma brincadeira nada divertida.
Por isso, é importante a conscientização de que a vida virtual é como a vida real. Nem tudo deve ser dito e nem tudo deve ser mostrado. Antes de postar pense:eu posso compartilhar essa informação, mas será que devo?