Cidadãos ou artistas?
Desabafo:
Sou paulista, paulistana e moro numa metrópole que poderia ser chamada de o grande picadeiro.
Somos chamados de cidadãos. Que cidadãos somos nós, se não podemos nem sequer exercer o nosso direito de ir e vir?
Ao invés de sermos chamados de cidadãos, deveríamos ser chamados de artistas.
Não trabalho em circo, mas faço juntamente com milhões de pessoas um grande espetáculo todos os dias.
Sou malabarista quando tento a todo custo pegar ônibus pela manhã para ir ao trabalho. Após entrar em um ônibus, completamente lotado, fico tentando me segurar enquanto seguro minha bolsa, e ainda fico de olho para não ser roubada.
Sou equilibrista quando, apesar de me apertarem, me empurrarem e me darem cotoveladas, continuo em pé, firme, e sem me segurar.
Sou contorcionista quando, dentro do metrô me estico, coloco o pé onde não poderei tirar, faço várias flexões na tentativa de conseguir um espaço para me apoiar e assim ficar até o fim da viagem.
Sou domadora de leões quando tento manter a calma, mesmo que a impaciência e tolerância teimem em urrar dentro de mim.
E finalmente quando vou as urnas votar num governante que após ser eleito não demonstra nenhum respeito pelo chamado cidadão e não sabe como funciona este circo chamado transporte coletivo, transformo-me no principal artista: O palhaço!