CRÔNICAS - AS CEM MAIS E OUTROS PROBLEMAS NO RECANTO

Estou pasma com o nível das crônicas do Recanto. Há um tempo não muito distante, tínhamos entre os mais lidos cronistas, escritores de alto nível e hoje, infelizmente, os bons cronistas, os que davam nível a este site , parece que não mais estão publicando, pelo menos não aparecem na lista dos cem mais. Quando uma crônica cujo título é " A Diferença entre Ficar e Beijar" está entre as mais lidas , com umas 68 leituras, e não é exceção, isso aponta para duas coisas.

A primeira é que realmente qualquer um está se destacando como cronista, nada contra o escritor, mas convenhamos que crônicas desse nível estão muito aquém do razoável.

E a segunda é que pouca gente parece estar lendo tais textos, haja visto que com 68 leituras a pessoa está bastante bem colocada entre os 100 mais lidos. Isto, quando o Recanto conta com um número exorbitante de associados. E que provavelmente boas crônicas existentes não devem estar vendendo e isso tem a ver diretamente com o nível dos leitores.

E atualmente, o site limita-se a poetas de todo nível, do sofrível ao razoável e ao remediado, poucos são mesmo bons poetas e o que aparece mais nitidamente é o site sendo usado como uma forma de fazer amigos, de as pessoas relacionar-se, aquela velha fórmula de convivências virtuais em que o que mais importa é ser visto e lembrado. Nada contra, também, apesar de ser o Recanto um site de Literatura.

E repito, estou pasma diante do baixo nível das crônicas, com raras exceções.

Eu mesma publiquei, por simples catarse, um texto que classifiquei como crônica, cujo título é "AMIGA, VOCÊ É DÉBIL MENTAL" , sem sequer pensar em ser lida ou não, e não quis acreditar que após uma hora de publicado o mesmo contava com 50 leituras, que agora subiram para 57, fazendo dois dias da publicação. Nunca tive tal número em tempo de uma hora, quem sabe em três dias, mesmo com os meus mais bem escritos textos. Isso também evidencia que entre nós o sensacionalismo vende. Mas este não é o grande problema. E eu, quando publiquei tal texto, estava somente fazendo um desabafo e um exercício de descarrego. Gostei muito de receber três comentários espontâneos elogiando o nível da escrita, pois não havia "visitado" ninguém.

Acho que questionar não ofende. Mas estou achando que o excessivo número de participantes está prejudicando a visibilidade porque a Capa tendo que mostrar tantos mil textos acaba sendo um local de pescaria não muito promissora. E quando a gente procura textos fora dela, depara-se com o fato de que só temos os títulos gerais até doze horas atrás, ou algo por aí.

Fica o registro.

Denyria
Enviado por Denyria em 31/03/2011
Código do texto: T2882463
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.