NÓS E A NOSSA "HONORIS CAUSA"

Justamente num momento em que eu pensava em escrever sobre o nosso "produto sócio-político" dos últimos tempos, que aos meus tão curtos olhos não me parece ser tão "honoris" assim, sempre a observar a nossa brasileira e paulistana REALIDADE DO DIA- A -DIA; a Universidade de Coimbra muito gentilmente se adiantou em nos coroar, concomitantemente à comoção Nacional da triste perda do nosso ex-vice.

Nem só de ex-alegrias honoris vivemos nós... o mundo político também tem suas tristezas.

Somos agora uma grata nação "Honoris Causa" internacional na figura do time do nosso Ex -Presidente Inácio. Bonito de se ver, não restam dúvidas!

A gente se emociona, claro que sim, afinal, somos TODOS brasileiros.

Sabedoria, talvez, seja o melhor emaior conceito desse NOSSO honoris título, simbolizada com um anel que NOS confere o doutorado de conhecimento da vida política.

Ao povo brasileiro, também, as devidas honras...sejamos justos! -porque a causa mais nobre de todas as causas honoris também é nossa, a de sempre acreditarmos que tudo pode melhorar...um dia.

Enquanto acreditamos, eu já me convenci que aí está o melhor caminho para o povo, o mais acertado de todos eles, aliás, o insuperável e milagroso caminho político que condecora qualquer situação, seja ela realidade ou ficção.

Todavia, convenhamos: Trajetória nada fácil essa a dos políticos!

Há que se ter tempo suficiente para rodá-la, muito tempo desta nossa tão agitada vida de simples cidadão trabalhador brasileiro que mantém todos os políticos desta nossa luta, a custa de altos impostos, e para tal glorioso sucesso, há que se ter HISTÓRIA comovente, traquejo, jogo de cintura, lágrimas e choro na face certa, no momento certo, enfim, há que ter o político certo, no palco certo, para o povo certo, e sobretudo alguém dono duma ÓTIMA MEMÓRIA, para se manter coerente nas difíceis posições não contraditórias, questão de legítima e leal visão do conturbado mundo atual, principalmente nas apertadas e polêmicas relações políticas internacionais...

Vivo a me perguntar o que certas condecorações significam para o país e para o seu povo, principalmente agora, que vivemos um momento de surto inflacionário preocupante,nada alentador, aonde os técnicos já denunciam perda salarial inclusive mais acentuada para os trabalhadores do mínimo.É só dar uma voltinha nos supermercados da cidade que verão a veracidade dos fatos.

Somos "honoris causa" em várias causas, menos nas prioritárias, visto que socialmente nossos equipamentos públicos VITAIS para a tão nobre assistência ao povo, e ao crescimentos sustentável da Nação estão tão carcomidos.

São muitos os jovens que não sabem ler nem escrever ao saírem do ensino público fundamental, nada sério, posto que já pouco sonham em ser doutores dos seus nobres e esquecidos sonhos.

Eu pergunto: e precisaria de tanto esforço? Somos a nação cujo estímulo é o esforço mínimo.

Nossos doentes se amontoam pelo país afora nas filas dos hospitais, faltam médicos, faltam atendimentos em saúde de alta complexidade.

São muitos os que anonimamente também são campeões da vida ao enfrentarem suas penosas doenças. Morrem sem voz e sem holofotes.

É triste de se testemunhar a situação da saúde pública e mesmo da privada, aqui no nosso país. Faltam leitos e profissionais para o cidadão que não é notícia.

Somos o país do Futebol, sediaremos uma copa Mundial, para o glamour das nossas masi nobres causas nobres, porém melhoramos tanto no índice social DOS POLÍTICOS dos últimos tempos que já sequer cabemos nas estradas e nem nos aeroportos do país, que dirá o mundo que nos visitará nos futuros e já tão próximos eventos.

Nossas mazelas e nossas tragédias dão lucros nas bilheterias dos cinemas, palco dos tantos interesses financeiros que todos aplaudem. Fazemos dos nossos limões uma bela limonada para o mundo aplaudir e degustar...o surrealismo mais real de que se tem notícias dentro da surreal arte...política.

Enfim, esse é só o começo da nossa tão nobre causa que ainda precisará de muitos doutores vindo do povo para , senão saná-la, ao menos, remendá-la...ou enfeitá-la.

Sorte Brasil!

A verdadeira causa nobre é de todos nós...e está apenas ao alcance das nossas ainda tão vazias mãos.