Uma Homenagem ao Sr. José de Alencar ( repostagem)

AOS OLHOS DE QUEM VÊ

Baseado numa reportagem exibida no Jornal nacional da rede Globo nesta mesma data. (04.08.2009)
O Repórter Antonio Carlos Burnier, entrevista o Ilmo Sr. Vice-presidente do Brasil José de Alencar.

Hoje assistindo o jornal da oito como costumeiramente, percebi que a mídia não pode transformar as pessoas, as pessoas são o que são!
Não que outras pessoas não tenham chegado a esta conclusão, muito antes de mim, o fato é que eu não estou dizendo das pessoas que assistem a sua TV, enquanto descansam de um dia exaustivo de trabalho, mas sim daquelas que a fazem , daquelas que são a notícia.
Como é de costume, vemos tantas banalidades, tantas teorias furadas, tantas crenças se multiplicando, tantos escândalos nos bastidores de Brasília e de todas as outras casas de onde vêem as leis que só servem para quem está do lado de cá da telas.

Há algum tempo venho assistindo a luta contra o câncer do Sr. José de Alencar, diria que nos últimos 5 ou 6 anos, tendo notícias de suas seguidas cirurgias, as inúmeras tentativas de sobreviver, que até aqui tem feito com que ele sobreviva, e percebo que a mídia de forma geral, só expõe nos seus meios a figura política desse homem, deste bravo!
Digo isto porque não existem bravura maior do que aceitar a vida, porque sei que existem momentos em que nada é suficientemente valioso do que ter o direito a sua dignidade e a sua fé. Este Homem, tem revelado a todos a sua fé de maneira tão clara, tão verdadeira que comove a todos, vi nestes anos que conheço o evangelho, pregadores cheios de unções, das mais diversas, mas em poucos vi tanta dignidade e resignação à vontade de Deus como neste Homem público, que em momento algum se aproveita da situação que vive, para colocar-se como o centro das atenções ou colocar a sua dor acima das suas convicções de fé.
Hoje na entrevista que mencionei acima o Sr. José de Alencar disse ao repórter o seguinte.

Repórter: _De onde o Sr. Tira toda essa força?

José de Alencar: _ Acho que essa força vem de Deus, eu tenho muita fé em Deus!Que seja feita a vontade de Deus.

Repórter:_E essa vontade de viver?

José de Alencar; _É por que a minha vida tem sido útil, é daí que vem minha vontade de viver apesar de tudo e da minha consciência que a minha vida está nas mãos de Deus!

E todas as vezes que ele tem a oportunidade de falar de Deus de dizer que está na dependência de Deus , que é grato por todas as oportunidades de realizar os tratamentos, que ele tem esperança mas conhece os riscos e a possibilidade de sua morte, eu tenho a certeza de que ainda há pessoas honestas, boas, compromissadas com a palavra de Deus, mesmo tendo todos os refletores voltados para Ele o Sr. José de Alencar, declara sua fé e para quem não o conhece pode parecer que é a mais pura demagogia política, uma maneira de se sair bem nas entrevistas, mas para quem tem alguém passa pela mesma luta e sabe a dor que esse mal causa e o que a mídia poderia fazer para explorar essa doença, sabe que é preciso muito mais que coragem para travar essa batalha, sabe que é preciso ter muita fé, uma fé que esteja acima de qualquer título, de qualquer feito, de qualquer posição social ou política.

Tantos motivos para que eu venha dizer que eu respeito imensamente este político, este homem que está passando por todas estas coisas, com honra e com um olhar tão verdadeiro que é capaz de emocionar quem realmente o olhar simplesmente como um ser humano e não como um político, mas um ser humano que está ensinando para muitos o verdadeiro significa da vida e sobre tudo, ensinando a uma multidão o verdadeiro significado do evangelho de Cristo, que é colocar-se em sua dependência, dispor-se a passar pela dor sem lamentações em público, sem fazer parecer-se um coitado ou aproveitar-se dos holofotes em beneficio próprio.

Á este ser humano que tenho visto nas telas a minha profunda gratidão por estar me ensinando a ver as pessoas da mídia com olhos mais humanos e voltar a acreditar que existe lá em Brasília pessoas que possuem um coração humano de fato, e a me fazer descobrir que a grande diferença em tudo o que somos obrigados a assistir está nos olhos de quem vê. Nos meus e nos seus olhos!
Lembrando que são 12 anos tentando sanar o câncer e ainda tem esperanças de viver, não sei quantos Josés de Alencar estão do lado de cá das telas, mas sei que são muitos, e a estes muitos, eu desejo que tenham também a dependência em Deus e a dignidade para aceitar a vida e declarar como o Sr. José de Alencar: Seja feita a vontade de Deus!

Cristhina Rangel.

Cristhina Rangel
Publicado no Recanto das Letras em 05/08/2009
Cristhina Rangel
Enviado por Cristhina Rangel em 29/03/2011
Reeditado em 04/04/2011
Código do texto: T2877652
Classificação de conteúdo: seguro