A profissão errada

Há pessoas que não deveriam seguir certas profissões. Um caso que eu conheço me fez concluir que, quem tem certos preconceitos não deveria ser professor. Está certo que o ser humano tem defeitos e, como todo mundo, está sujeito a ter opiniões preconceituosas mas, pensando com clareza, ser professor não é para uma pessoa de ideias reacionárias e adepto de teorias absurdas. O digno professor que eu conheço é um respeitado intelectual, que acredita piamente nas teorias absurdas de raça pura que foram o fundamento da ideologia nazista de Hitler. Ele diz que os brasileiros são subdesenvolvidos porque não são raça pura e fala que, por causa da nossa miscigenação, nós somos fracos e não temos determinação nem objetivos. Para reforçar o que diz, ele fala que, enquanto um cão de raça já sabe o que tem que fazer, um vira-lata não tem noções do que tem que fazer.

Pergunto-me se ele acha que são justificáveis as monstruosidades que foram praticadas em nome desse princípio de raça superior. Onde está a superioridade? Existe raça superior? E raça vale mais do que caráter, inteligência e princípios? O fato de sermos fruto de várias raças já determina, fatalmente, o que seremos? Não temos o poder de determinar o que somos ou podemos vir a ser? Machado de Assis era pobre e mulato e venceu.A nossa raça, ou a falta dela, é um crachá que diz o quanto valemos?