Coragem

Fico pensando nos vários textos por aqui que já dei um overview de longe: Falam de coragem ou como enfrentar os problemas que a vida nos mostra.

Ou digamos que sempre escrevemos algo quando algo não está bem (Brigadão Haricya!)

Fiquei pensando em umas coisas... Pera, microondas apitou, a carne tá pronta.

Sim, cá estou eu, na frente do computador com um prato com carne na minha frente (sou Carnívoro assumido). Coloco bastante pimenta e me lembrei de um senhor quando eu estava almoçando sozinho perto de onde eu trabalho:

- Filho, cê come muita pimenta.

- Desculpa meu senhor, mas eu criei gosto por ela não tem muito tempo, mas pretendo diminuir.

- Não diminua jovem, pessoa que come pimenta é capaz de enfrentar qualquer coisa.

Fiquei meditando sobre isso, uma pessoa que come algo que arde e ainda acha legal, não tem problema em enfrentar o dia a dia ou algum sinistro que a vida apronta.

Até confesso que tô digitando aqui e que carreguei um pouco mais na pimenta (sim, pra minha alegria tem pimenteira aqui em casa) mas nem tô assoprando ou vou colocar algo pra amenizar (copo d'água talvez mas só depois de publicar o texto).

Mas na verdade o enfoque nem vai ser a pimenta em si(um dia eu escrevo sobre personalidades vs comida), mas em cima de coragem mesmo.

Já acalmei bêbado com faca na mão (só na conversa), separei briga, pular em rio de noite, entrar na mata de noite. Nunca fui bom em esportes com bola, me sobraram as artes marciais, sempre achei legal enfrentar os mais fortes, nem era por desafio era mais por aprendizado. No linguajar de onde moro nunca fui de "arregar" ou fugir da raia se assim preferirem.

O único problema é que ultimamente apareceu uma timidez crônica, de sair pras festas e ficar parado num canto e não puxar conversa com alguma garota que fixe o olhar por três segundos ou mais pra minha banda. Sim, fico parado.

É isso que eu acho estranho em mim, já passei por tanta coisa mas pra eu enfrentar essas coisas e correr atrás do que me agrada eu me travo.

Credo, e não importe quanta pimenta eu coma, continuo paradinho, me escorando na coluna e de braços cruzados.

Não, não sou homem sem medo... por incrível que pareça eu me sinto desconfortável em ambientes escuros que eu não conheça.

É, acho que pessoas que são atiradas têm coragem. Sabem lidar com alguns aspectos humanos que eu não tenho intimidade. Ou é por causa que estou lidando com reações de outras pessoas. As coisas que eu enfrento sem medo eu estou sozinho, sem nada em volta para eu esperar.

E não importa se eu comer uma pimenta pura e ainda achar doce, continuo com essa timidalite crônica.

(Vou publicar esse texto e apanhar outro prato...fui)