Um fundão escondido a olhos de todos.

A construção da Hidrelétrica do Madeira, que interessa sumariamente ao Acre, começa nos primeiros meses do ano que vem. O anúncio foi feito diretamente pelo presidente Lula ao ministro Paulo Bernardo. Lula quer iniciar imediatamente a construção de três usinas de energia no Rio Madeira, fazer a ferrovia Transnordestina e concluir as obras de duplicação da rodovia BR-101 no Nordeste e no extremo Sul do País (de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul). As hidrelétricas encontram-se em fase de licenciamento ambiental e licitação.

Ao mesmo beneficiado e afetado pela obra, o Acre deverá ser um dos sócios do empreendimento, com 5% das ações, como compensação ambiental. Rondônia e Amazonas também serão sócios. A iniciativa, de tornar Estados envolvidos acionistas, partiu do governador Jorge Viana. Foram liberados os recursos para as obras do Nordeste, colocando à disposição do Ministério dos Transportes R$ 1 bilhão. A União tem o dinheiro, pois a Cide-combustível produz uma receita de R$ 8 bilhões por ano. O governo, porém, não gasta nem R$ 5 bilhões anualmente.

A questão é o seguinte:

1 Onde vai esse dinheiro os 5 bilhões anualmente, destinado a esse fim?

2 Por quê ficaram 4 anos de esquecimento dos Estados do Norte, só após as eleições voltaram a dar uma atenção, por esquecimento do primeiro mandato do Presidente Lula.

3 Não saiu daí os fundos, para a sua reeleição?

4 Com a palavra o povo brasileiro, e mais um mensalão, ou seja, "uma novela nova" para o ano de 2007.

5 Velho ditado, vamos ver o nosso baú,( 5 bilhões anuais) se alguém mexeu nele, temos que cuidar e zelar dessa fonte magnífica, escondida de 170 milhões de cegos brasileiros, entre eles eu era um, agora já vi e estou vendo.

Até a próxima, meus leitores, muita LUZ 'a todos.

Matéria publicada no JORNAL "0 REBATE".

http://www.jornalorebate.com/colunistas2/mil11.htm

Milton Nunes Fillho
Enviado por Milton Nunes Fillho em 08/11/2006
Reeditado em 23/12/2012
Código do texto: T285390
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.