Verdades!
Será que sabemos, realmente, o que é orgulho?
Sabemos que ele se constitue na raiz de todo sofrimento que aflige a humanidade. Sabemos que ele é melindre, mágoa, pretenção, presunção, preconceito, indiferença, também. Vaidade, inveja, personalismo, egoismo, prepotência, e, muitos outros sentimentos que agasalhamos porque somos orgulhosos em excesso.
Em excesso, sim. Pois se conseguissemos ser orgulhosos na medida certa, seríamos mais tranqüilos e mais felizes.
-"O orgulho é o sentimento de superioridade pessoal resultante do processo natural de crescimento do Espírito, ou seja, nosso crescimento. É um sub-produto do instinto de conservação, um princípio que foi colocado em nós para o bem, porque sem o "sentimento de valor pessoal" e a "necessidade de estima", não encontraríamos motivação´para existir e não formaríamos um auto-conceito de dignidade pessoal". Esta informação esta contida em "O Livro dos Espíritos" de Kardec.
O grande problema, pois, não é o sentimento de orgulho, mas o descontrole de seus efeitos. Isto é: esta no excesso e não na causa e por isso este excesso se torna um mal.
Cada um de nós entende e compreende a vida através da sua perspectiva. Somos ainda muito limitados em matéria de conhecimento das Leis da Vida.
O orgulho é uma necessidade, mas se usado na medida certa.
Ainda há muito que aprender.