Egoísmo que maltrata, incomoda e afasta

Ultimamente tenho sido instigada a refletir sobre tal sentimento, que leva, muitas vezes, as pessoas a fazerem verdadeiras atrocidades. O egoísmo é um mal que acomete grande parte da humanidade, tornando-nos indivíduos insensíveis, indiferentes, incapazes de nos preocupar com algo que não seja nosso bem estar, nosso próprio umbigo. O que torna tudo isso ainda mais assustador, é que o egoísta, na maioria dos casos, nem se toca que não está desenvolvendo o altruísmo, até que machuque alguém e por consequência disso fique chocado com a revelação de que é um completo egoísta.

O egoísmo maltrata porque diante de tal situação é praticamente impossível olhar em volta, fazer algo pelo mundo, pela vida de outrem. De tanto olhar e se ocupar só com o que diz respeito a si mesmo, o egoísta vive envolto por um círculo vicioso, sempre na companhia da mesmice e assim impossibilitado de vivenciar coisas novas, romper barreiras e ultrapassar limites.

O egoísmo incomoda porque até os próprios egoístas não se sentem tão a vontade na companhia de outro, imagina só o que pensam as pessoas desprovidas de tal “defeito de fabricação” . O egoísmo é nocivo, constrangedor e atinge todas as esferas de relacionamentos.

O egoísmo afasta porque a reciprocidade é primordial em um relacionamento, seja ele de amizade, familiar e até mesmo amoroso. Para uma saudável e satisfatória convivência, é necessário que haja sentimentos plenos, dedicação mútua e consciência nobre. Se o indivíduo começar a sentir que muito se doa e nada recebe, a tendência é ele entrar em estado de desmotivação que posteriormente pode culminar no distanciamento.

O desafio é: sejamos mais humanos, mais amáveis, mais tolerantes, menos rabugentos. Dar sem esperar retorno algum é a essência do altruísmo. E é aí que mora o mistério, a surpresa, a novidade. Permita-se viver o verdadeiro amor, o amor desinteressado, o amor que dá sem nenhuma pretensão, que busca realizar sonhos alheios, o amor que não cobra, o verdadeiro amor que o próprio Deus derrama em nossos corações a cada amanhecer!! Experimente ao menos por um dia viver assim e surpreenda-se!! Você se certificará que todas as coisas conspirarão para a sua felicidade. É uma matemática simples: Você cuida das pessoas e situações que Deus coloca em seu caminho e o próprio Deus cuida de você e te abençoa com o que existe de melhor. Porém não faça isso pensando em receber em troca, faça por prazer, faça porque você ama a Deus e tudo que Ele criou.

Abraços

Lady Lala

Ladylala
Enviado por Ladylala em 04/03/2011
Reeditado em 04/03/2011
Código do texto: T2828957