Educação no Brasil

O título dessa minha conversa é um tanto quanto interessante, porque falando de educação no Brasil, logo vem à cabeça palavras como: descaso, indignação, falta de materiais didáticos...É guys, realmente é isso que vem acontecendo.

Deixando bem claro que não estou aqui GENERALIZANDO o ensino do meu país não e também não tô apedrejando o sistema, apenas expressando a minha opinião a respeito de um assunto que me interessa e muito, até porque como uma futura educadora eu preciso ser porta-voz de muitos que ainda não conseguem se expressar e lutar por um ensino digno! (desabafei agora!rs!).

Voltando ao assunto...

Depois de assistir ao documentário: " Pro dia nascer feliz", na aula de Didática Geral, pude comprovar que a 'bola' (só pra galera de didática!rsrsrsrsrs!)ou seja, a responsabilidade,está com todos nós, pais, alunos, professores. Sem tirar a participação de 75% do governo que podia colaborar muito mais para o futuro educacional do nosso país.

Então, no documentário podemos ver a realidade de várias escolas, fazendo uma comparação entre o ensino público e privado em diversas cidades.

Nas escolas privadas a realidade dos alunos era digamos, um pouco 'desnecessárias', com frescuras demais, muito blá blá blá, não era realmente um PROBLEMA. Era apenas dilemas por qual todo adolescente passa, a dúvida de qual área escolher, a mudança de uma escola pra outra, a dúvida se passou ou não de ano. Pra todos esses "problemas" lá estavam os pais, juntamente com ajuda psicológica, ou seja, o Sistema funciona sim, pra quem tem o "PODER" aquisitivo alto. As salas de aul aentão, nem se fala, padronizadas, mas parecendo uma cidade do que uma escola. rs!

Já nos lugares mais necessitados pude observar a carência da família, lembrando que os pais devem estar trabalhando em conjunto com o Estado, para que assim o resultado final seja favorável. Nos lugares mais pobres alguns dos alunos até tem vontade de estudar, desejo pelo saber, só que as "responsabilidades" externas acabam desfazendo todo esse querer. Uma das estudantes que mais me chamou a atençaõ foi a Valéria, moradora da cidade de Manari em Pernambuco. Ela escreve belamente e tem um vocabulário muito vasto, mas tudo isso não pelo o que o Governo proporcionou, mas sim pela sua ânsia de estudar. Lá na sua cidade as escolas se encontram em estado vergonhoso, banheiros sem papel higiênico, sem porta nos banheiros, resumindo....uma VERGONHA! Só que ela também conta com as adversidades da vida, para conseguir uma vida sem necessidades precisa ajudar os pais na roça, impedindo então de se dedicar mais aos estudos. Em Manari as escolas ficam aproximandamente 30 km longe de casa e o transporte vive quebrado, ou seja, é uma luta pra chegar até a escola.

Essa história que eu acabei de contar é pra mostrar que o Governo deveria se preocupar mais com a estruturas das escolas pelo Brasil a fora, pois existem sim, jovens que buscam a educação, buscam um pouco mais de sabedoria nesse mundo que está tão precário de INTELIGÊNCIA.

Não vou negar, é triste saber que estou entrando em um ramo onde a justiça não existe e a falta de preocupação com os jovens ,que são o futuro do país, só aumenta. Mas essa é a minha meta: ENFRENTAR O DESCASO E LEVAR O CONHECIMENTO DE NORTE A SUL.

Assim como eu, existem milhares de pessoas que almejam um futuro educacional brilhante e UNITÁRIO para todos, sem distinção. Um dia alcançaremos um Ensino de qualidade, digno de um país tão belo como o nosso BRASIL!

Gabi Frade
Enviado por Gabi Frade em 22/02/2011
Código do texto: T2807455
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.