DO ADEUS AO RECOMEÇO

O fim não é pior do que a falta de recomeço.

Nós instintivamente muitas vezes evitamos o adeus. E até mesmo bem frequentemente substituímos essas cinco letras por até logo, até mais tarde... um dia. Ou simplesmente por diminuto e singelo “tchau”.

Talvez seja porque o “adeus” cause em nós a sensação que vai além da despedida momentânea e nos sinalize algo além do nosso controle ou desejo, o inevitável fim. O que não deixa de ser uma verdade.

Uma das coisas que mais nos angustia é não termos o domínio sobre a eternidade. Gostamos e nos permitimos finalizar as nossas obras, mas, não as situações e as pessoas que fazem parte da teia neural do nosso ciclo da vida. Talvez isso seja uma forma inconsciente de não admitirmos o nosso próprio fim, não sei. Mas o fato é que tudo nessa vida tem a sua dose de efemeridade, tudo inevitávelmente chega ao fim. Alguns desses finais ocorrem ao longo de nossa passagem por essa vida e outros quando fechamos nossos olhos pela última vez.

Mas voltando a minha linha de raciocínio, chego à conclusão de que o “adeus” não simboliza meramente uma despedida derradeira. O “adeus”, não nego, é o ponto que encerra um caminho, mas, também é a chave que abre as portas para alternativas em uma nova estrada. O adeus mais que fim, é recomeço.

Sendo assim não devemos temê-lo ou negá-lo a alguém. Pois partir da teia neural das relações interpessoais anonimamente, é negar ou dificultar significativamente aos mais proximamente envolvidos, o recomeço... a liberdade. E isso meus caros, é muito pior do que a dor do fim ou da saudade. Na verdade recomeçar, nos cura da dor da saudade conferindo a ela um romantismo de natureza positiva. Transforma as saudades em lembranças.

O adeus é tão natural quanto o olá. Tudo tem uma razão de ser, assim é a vida... Sempre em frente. Da mesma forma que vemos de dentro do carro a paisagem passar através da janela, não se pode seguir adiante na vida sem que algumas de nossas paisagens fiquem para trás.

As despedidas são oportunidades que temos para escrever novo capítulo da nossa história... A chave. Então abra a porta.

cinara
Enviado por cinara em 21/02/2011
Reeditado em 21/02/2011
Código do texto: T2805193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.