O HOMEM É UM GRANDE MILAGRE- TEORIA DE GIOVANNI PICO DE LLA MIRANDOLA
Baseado nas Leituras de Hermes Trimegistus, Pico pensou a possibilidade de olhar o homem fora da visão metafisica de sua época (séc.XV), e também a moral destes homens como o grande milagre. Isto pensou Pico referente às criaturas do mundo sensível e supra-sensível, posto que o homem se diferencia das demais criaturas criadas por Deu, as demais contendo em realidade uma predeterminação pois, os animais seriam animais e não passariam disto. Já o homem (humano) foi criado com inteligência e intelecto que o torna diferenciado exatamente por não ser predeterminado. Com isto, Pico faz a união entre filosofia, teologia, religião, cabala e magia, tentando de certa maneira unificar de forma pacífica o aristotelismo ao platonismo. É pertinente lembrar, da significativa influência cabalística que Pico de lla Mirandola sofrera e por isto sempre usa exemplos como o de Adão quando foi criado por Deus, porém com arbítrio e liberdade para construir e transformar o seu mundo, ou seja, o homem é artificie de si próprio, ele pode construir e transformar de fato o seu mundo.
Através de sua inteligência, liberdade e intelectualidade o homem pode elevar-se acima até mesmo dos anjos na concepção de Pico, o que de fato balançou as doutrinas teológicas da época, mas que foi ao encontro do ideal humanístico da renascença. Isto por que humanisticamente através deste pensamento o homem seria concebido com um ser livre, embora sendo criado por Deus conforme a teologia medieval, o homem possuía de fato o livre-arbítrio e assim pode criar seu mundo. Destarte, o homem é artificie de si próprio e auto independente comparado às demais criaturas.
Com a possibilidade de o homem poder elevar-se através de sua inteligência autônoma, este ideal trará para o humanismo uma contribuição significativa, pois, agora o homem com ser de razão e autonomia não deveria apenas ficar preso a dogmas e depende tanto de Deus para ter um mundo, pois ele pode transformar a si e o seu mundo.
Vale a pena refletir acerca da contribuição deste pensador à sua época que era tão submissa a dogmas religiosos que limitavam os homens de exercerem suas autonomias.
Isto nos provoca a refletir o ser humano hoje, que não somente abitola-se em dogmas religiosos, mas a inúmeros fatores que lhe dão aparência de liberdade, mas que no fundo no fundo, lhe desumaniza.
PEDRO ANDRÉ PIRES DE ALMEIDA