Meu horizonte

Da minha janela posso assistir ao pôr do sol ...lá no horizonte. Já te perguntaram "Qual é o teu horizonte?". Pois eh, estes dias deparei-me com esta pergunta, porém não tive resposta imediata. Difícil. Passei dias pensando a respeito. Tive medo de não saber. Então saí perguntando a alguns conhecidos meus "Se eu te perguntasse qual é o teu horizonte, o que me responderia?". E todos me deram uma resposta. Algumas não muito convincentes, dignas de argumentação, mas deixa pra lá, porque o que importava mesmo era que todos sabiam qual era o seu horizonte com total convicção. Mesmo que não fosse eterno e sim apenas circunstancial.

Analisando a pergunta e as respostas que recebi, comecei a me indagar sobre o conceito da palavra "Horizonte" (só podia, sou professora de português) e refletindo sobre seus significados, cheguei às seguintes conclusões.

Se me perguntassem "Qual é o meu futuro", eu diria "E quem sabe?". Ninguém sabe. O dia de amanhã é incerto.

Minhas "perspectivas"? (Outro significado da palavra) ou "o que espero do futuro?" em outras palavras. Com certeza responderia, "por dias melhores, porque deve haver 'algum lugar bonito pra se viver em paz além do horizonte', já dizia o Rei a tempos atrás".

Agora, pensando no "Horizonte" como o "lugar onde termina o campo visual e parece que o céu e a terra se confundem", se a intenção era saber (e acho que era) para onde vai o meu olhar, onde ou em quem ele se fixa, acaba, eu diria que isso é praticamente impossível. É justamente aí que tudo se confunde. Para mim, fixar-se em um só ponto é deixar de olhar todo o resto, é deixar de dar importância para todo o resto...o que seria um grande erro. Não devemos desconsiderar todo o resto, porque estamos aficionados em algo. Seria a verdadeira ilusão de ótica. Devemos, ao contrário, dar o seu devido valor a tudo e agregar suas importâncias as nossas vidas.

Porém, o mais importante de tudo realmente, independentemente

de qual seja o seu "Horizonte", é que você tenha alguém do seu lado buscando por ele também ou apenas lhe ajudando a encontrá-lo.

........................................................................................

"Se você não vem comigo, nada disso tem valor.

Do que vale o paraíso sem amor?

Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar esperando no Horizonte por nós dois".

........................................................................................................................................................................................

Sem mais.

Dotty
Enviado por Dotty em 16/02/2011
Reeditado em 16/02/2011
Código do texto: T2794787
Classificação de conteúdo: seguro