UM POVO GUERREIRO !!

Hoje!

Aqui!

Sentado a beira do caminho!

Com um pouco tempo que tive para reflexão, me peguei observando uma multidão caminhando num vai e vem pelas ruas da cidade numa correria alucinada.

Percebi que todos pretendiam chegar em algum lugar.

Observei nos trejeitos desse povo um pouco de sofrimento.

Vi um vazio muito grande em alguns semblantes que por ali passavam.

Mas também reparei que deixavam transparecer uma vontade muito grande de vencer

Eram pessoas apressadas correndo sem parar, muitas delas desorientadas, parecendo não terem mais rumo, e ou direção, estavam sempre nervosos.

Percebi que, por estarem tão ocupadas, o amor e o afeto, cada vez mais parecia está se afastando de todos aqueles que corriam. Porque quase atropelavam-se uns aos outros e nem se quer tinham tempo de se olharem nos olhos e conversarem.

Alguns gritavam de dentro de seus carros, querendo ser os donos da cidade e das ruas, querendo passar a frente sem esperar sua vez, só para chegarem primeiro e resolverem logo seus problemas, talvez até mesmo sem saber se irão chegar, por causa de tanta pressa.

Muitas destas vidas estavam carentes e aflitas, cheias de preocupações e sem tempo para pensarem e, muito menos, pararem. Por isso, um grande estresse tomava conta de toda essa gente desenfreada que, as vezes, até conversavam sozinhas.

Mas com tudo isso, ainda deu para perceber que se tratava de seres fortes, porque mesmo com todo esses transtornos, que enfrentavam, ainda transmitiam confiança.

Dava para ver em suas faces que tinham garra e tamanha força de vontade.

Percebia-se que seriam capazes de caí e levantar-se novamente. Isso estava claro no brilho de seus olhos.

Muitas delas pareciam não saber mais nem aonde ir, mas mesmo assim, não desistiam, continuavam.

Via-se que estavam lutando com afinco querendo chegar em algum lugar e vencer.

Poucos vi as que não aguentaram.

Essas trocaram suas vidas por nostalgia e se entregaram a promiscuidade, saindo da realidade, achando que não seriam capazes de vencer e se deixaram levar pelos caminhos da perdição e das drogas, parando no meio do cominho.

Dentre todos esses que se entregaram, vi que se tornaram seres arrependidos, mas sem uma luz para saírem de suas trevas nostálgicas e triste. Precisariam de alguém que os levassem de volta à vida. Vi que faltavam-lhe um apóio, orientação e ajuda.

Poucos desses que se perderam, vi sorrir.

Um brilho que não mais reluzia, estavam meio apagado e quando o tinham, eram meio que em devaneios.

Tinham uma agitação fora do normal.

Um descontrole emocional muito grande.

Vi que a culpa talvez não fosse só deles, mas dessa sociedade louca e capitalista, que nos cobram todos os dias, forçando-os a correr atrás do que se susterem, mas não os dão condições.

Alguns pareciam pensar e refletir mais demoradamente que outros, como que arrependidos, sentindo-se isolados e sós. Mas, por já estarem muito tempo entregues ao acaso, nem vivem mais, Vegetavam!

Mas todos os outros que vi, qual era a maioria absoluta, se mostravam fortes e valentes. Mesmo tendo que sobressair-se à tantas dificuldades existentes, muitos obstáculos para irem e virem em conduções lotadas e inseguras, ainda assim arriscavam suas vidas para tentar ganhar seu pão de cada dia e não desistiam.

Vi pelas conversas que tinham, umas com as outras, no único momento em que encontravam-se nas paradas de ônibus, que votaram com confiança, achando que desta vez tudo iria dar certo, depositando todas suas fichas em alguns inescrupulosos candidatos que, mais tarde, infelizmente, iriam decepcioná-las.

Ainda assim vi esse povo não desistir.

Tentavam acertar novamente, novamente e novamente... Sempre cheios de fé e esperança. Sonhando cada dia mais com uma vida melhor para si e para os seus. Mas que, infelizmente, por muito ainda vão ser enganadas e acabarão pagando pelo seus próprios erros tentando acertar, até aprenderem a distingui o melhor do pior e votarem com o coração e não com o estômago.

Por tudo! Ainda fiquei feliz, porque mesmo pobres, vi um povo com muita vontade de vencer! Um povo que sabe o que quer, e luta, mesmo tendo que passar por tempestades e tormentas devastadoras, que as vezes lhe tiram tudo nessa vida, mas ainda assim vão em frente e nunca desistem.

Mesmo só os vendo de longe, acreditei neles!

Acreditei, porque vi que lhes sobravam garra e perseverança.

Vi também uma imensa solidariedade entre todos eles, até mesmo entre os que pouco tem.

Mesmo sem terem quase nada, dividem o seu pouco com quem perdeu tudo e ficou sem nada, até a marmita se for preciso.

Querem vencer de qualquer jeito, ainda que seja só para sobreviver.

De um povo humilde desse? Que se contenta com poucas garrafas de cerveja e uns pedaços de carne em sua churrasqueira nos fins de semana para se alegrarem, somado a mais um pouquinho de arroz e feijão, misturado a farofa (que nunca deixa faltar), tenho sim que ter confiança e acreditar neles.

Por fim!

Vi um povo valente cheio de esperanças.

Um povo que não desiste nunca, ainda que tudo diga o contrário.

Um povo simples batalhador que: Só quer e sonha na vida, ter um pouquinho de paz e amor, para quando sua velhice chegar ter pelo menos uma morte decente e partir com o mínimo de consciência tranqüila de que fez sua parte nesse mundo.

By Adauto...... Assim é o povo brasileiro! Guerreiro. Não desiste nunca.

almadepoeta
Enviado por almadepoeta em 14/02/2011
Reeditado em 01/03/2011
Código do texto: T2791092
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.