Manual da Vida

Tudo o que queremos na vida, por menos que queiramos, é saber como as pessoas pensam, acham e vão reagir com este ou aquele pequeno problema ou com esta ou aquela pessoa.

Eu, por vezes, imagino isso... será que não seria mais fácil assim? Na verdade seria, e como o seria? Não teriamos surpresas, não teríamos ludibriações, mas, também, tudo o que se passa e que passamos se torna em vão, ou se tornaria.

As grandes compensações vem deste maldito mistério da vida, da relação entre as pessoas, de tudo o que acontece ao nosso redor, mas, também, temos grandes decepções, uma desestruturação interna que cresce, de pouco em pouco, como uma bola de neve e se as pessoas que tem, e grande parte destas pessoas tem realmente, isto não notarem tais problemas, tudo acaba.... e tudo deixa de existir.

As verdades disfarçadas de mentiras, seriam as mentiras absolutas, e as mentiras disfarçadas de verdade, o próprio contrário. É de imaginar quantas e quantas pessoas brigam por aí por causa destes distons que cada um faz por si. E, sabemos, o quanto o ser humano gosta de ser masoquista para si e para os outros - estou com preguiça de saber a diferença entre masoquista e sadoquista agora! XD

Não teriamos metade de meio termos. Ser sinceros, saber, de uma vez por todas, o que perseguir, como perseguir e, ainda, se vale a pena perseguir. Um manual que nos trate como humanos e que possamos nos tratar assim...

Não, eu não quero que a surpresa acabe, que o descobrimento acerca das pessoas se torne algo fulgaz, idiota, superficial, tão pouco que todos sejam iguais, quiçá, praticamente uma cópia perfeita de cada um de si, mas sim, algo surpreendente, revelador, mas que não descambe para a falsidade e falsas ideias.

Quantas e quantas vezes não nos decepcionamos com pessoas que nunca são verdadeiras, talvez por medo de serem transparentes e caíram na armadilha da confiança, talvez por nunca serem assim mesmo, terem sidos educados de tal maneira. Eu sei bem como é dificil ser aquilo que tem de ser e aquilo que você realmente é... mas será que precisamos destas camadas para viver? E porque realmente precisamos disto? Para que todo este teatro, todo este molde, todo este disfarce? Alguém poderia explicar?

Será que um dia, terei tal possibilidade? Será que conseguirei chegar a este ponto além do limiar? Ou continuarei neste ciclo vicioso horrível de muitas tentativas, muitos erros e poucos acertos, ou quase nenhum?

Ou serei obrigado, ou mesmo, criar um próprio manual da vida... e espalhar aos quatro ventos, tal qual um Guia dos Mochileiros da Galáxia?

Daniel Chrono
Enviado por Daniel Chrono em 09/02/2011
Código do texto: T2781805
Classificação de conteúdo: seguro