SAÚDE NÃO TEM PREÇO... SERÁ?

De fato, figurativamente, não tem mesmo, é indubitável tal afirmação.

A saúde é o nosso maior bem patrimonial, uma preciosa dádiva ao HOMEM, desde que dela cuidemos com primor, porém, PARADOXALMENTE, tão desvalorizada pelas autoridades sanitárias deste país.

O meu título refere-se ao lançamento do primeiro anúncio de benfeitoria social da nossa Presidenta, SAÚDE NÃO TEM PREÇO, que consta no fornecimento gratuito de remédios pelas "farmácias do povo", aos pacientes com as mais prevalentes doenças crônico- degenerativas do mundo, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Melito, o que já NOS era feito, posto que nas ditas farmácias cobrava-se um preço simbólico por eles, e o restante do custo era subsidiado pelo governo.

Muito bem, achei a ideia bacana, melhora a já tão complicada logística de fornecimento de remédios da cesta básica, nas tão superlotadas unidades básicas de saúde (As UBS).

Só que tem um "pequeno probleminha" a ser urgentemente resolvido, mas que NINGUÉM RESOLVE: Ao menos aqui em Sampa falta médicos na atenção básica preventiva, na realizada pelas UBS do SUS.

Interessante é que as consultas de retorno demoram, EM MÉDIA, oito meses, pela falta de profissionais que respondam, a tempo, à enorme DEMANDA por atendimento.

Ora, se os pacientes precisam da RENOVAÇÃO das receitas para retirarem suas medicações das farmácias, pois agora, DE SEIS, elas têm validade de apenas quatro meses, como ficarão os outros quatro meses sem receita médica renovada?

Engraçado é que a doença dura a vida toda, já a receita expira sem que o paciente consiga retornar ao seu médico prescritor.

???????????????????????????????????????????????????????????????????

Preocupante...Alguém teria alguma solução?

Então deduzi: Se saúde não tem preço, recuperar a saúde fica muito MAIS caro, ok? Aliás, quanto custa a saúde dos profissionais da saúde? Tá valendo saúde para eles, ou não?

Vixi, já sei a resposta, custa tão barato que NEM preço tem!

Deve ser por isso que os profissionais da saúde são tão mau remunerados NESTE PAÍS.

Ah sim, estive pensando, EDUCAÇÃO, INCLUSIVE EM SAÚDE, TAMBÉM NÃO TEM PREÇO, mas quando não há educação em nada...como tudo nos custa caro, não?! Inclusive as tantas ideias.

SE EDUCAR...tudo vai baratear...e a nossa "doente saúde" logo irá se curar.

E por falar em saúde pública...a DENGUE já nos manda lembranças.

Sempre retorna para denunciar os bastidores sociais.