Sofrer e ser feliz



Sofrer é um ato natural à psique humana, pertinente à vida, nem por isto menos doloroso ou egoísta, e que não merece ser perpassado pela realidade social vivente.
 
Sofremos todos, em algum grau. Isto não é motivo para remoermos este sofrimento como algo universal ou como punição.
 
Sofremos posto que não alcançamos, e talvez nunca alcancemos, a luz maior da racionalidade crítica amorosa.
 
Vivemos equilibradamente espremidos entre momentos de alegria passageira e sofrimentos finitos. A complexidade da vida nos submete a estes estados. Muitas vezes não somos diretamente culpados pela dor que sentimos, outras vezes sequer podemos identificar uma razão única para o sofrimento, mas o mesmo vale para o estado de paz e de alegria que com certeza, passado o tempo certo, superado qualquer luto de dor, chegará.
 
Tão certo como vivemos é que em alguns momentos estaremos tristes e em outros momentos seremos remetidos a felicidade.
 
Cabe assim viver, e não nos estressarmos na busca da felicidade. Ela com certeza chegará, não de forma definitiva ou perene, mas transitória, como transitória é nossa vida.
 


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/01/2011
Código do texto: T2751781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.