Escrever - pequenos devaneios



Escrever é, para mim, muito mais complexo do que falar, não somente pela formalização que a escrita passa, mas também pela impessoalidade inicial que um texto acarreta. É interessante que com o passar do tempo parece que nos tornamos íntimos do escritor que apreciamos, mas no início, um texto me parece sempre impessoal. A fala por si só parece de cara quebrar esta impessoalidade, o falante está ali, eu interajo com ele, e mesmo erradamente muitas vezes crio imagens mentais sobre o orador, é verdade que na maioria das vezes imagens pré-conceituadas.

No ato de falar, o interlocutor tem ao seu dispor uma gama diferenciada de referências. Ele próprio pode se utilizar de ações gestuais, sonoras  e comportamentais para dar ênfase ou reforçar sentidos semânticos.
O interlocutor pode se utilizar de feedbacks, intencionais ou não, para direcionar melhor sua rota, ou mesmo rever sua estratégia em tempo real.

O escritor não. Ele dispõe apenas do texto, das imagens mentais que este texto pode incutir em seus leitores. Infelizmente estas imagens mentais são em muito perturbadas pelos nossos preconceitos e experiências de vida. Um texto é fixo. A relação com o leitor é real, mas não garantida. Não há feedback de espécie alguma, mesmo que o leitor de forma ríspida interrompa a leitura, o escritor jamais saberá desta sinalização.

Palavras possuem sentidos diferenciados para diferentes pessoas. Isto é valido tanto para o orador quanto para o escritor, é bem verdade, entretanto o orador possui ao seu dispor do feedback dinâmico, alem da sua capacidade de reforçar “gestualmente” e sonoramente a semântica desejada.

O escritor tem apenas a seqüência textual de seu texto. Por isto escrever, para mim, é muito mais difícil do que expor algo na forma oral.  O texto tem em contrapartida a vantagem de permitir que cada leitor, pelo exposto, possa efetuar viagens próprias.

Outra vantagem do escrever, é que jamais conseguiria atingir um publico tão grande e diversificado como o deste recanto se apenas me motivasse a falar. Por isto escrevo, tendo a certeza de que não sendo dono da verdade jamais conseguirei agradar a todos, ou mesmo convencer poucos, mas mesmo assim escrevo.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/01/2011
Código do texto: T2751447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.