A responsabilidade é só nossa!

Não fomos educados para ser responsáveis, pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Fomos educados para sermos culpados.

O sentimento de culpa é um aprendizado profundamente enraizado na nossa vida mental e espiritual. E é uma forma de sustentar a necessidade de justificar o sofrimento e a dor.

Quando buscamos nos renovar intimamente, a culpa surge com freqüência e temos dificuldades de promover estas mudanças.

Se falhamos em alguma coisa que planejamos, nos sentimos culpados.

Se temos necessidade de corrigir paradigmas, nos sentimos culpados.

Se almejamos receber recompensas por um feito conquistado, nos sentimos culpados.

E por nos sentirmos culpados nos punimos. Não sabemos viver com o sucesso, com a alegria, com a felicidade.

Melhor que punir é ensinar.

Melhor que recompensar é promover.

O ato de ensinar implica em fazer uma viagem interior, descobrindo ali, valores e sentimentos e criando novas idéias que nos ajudem a pensar.

Jà a ação de promover, será o desafio de delegar, demonstrar confiança, oportunizar a chance de assumir novas responsabilidades.

Por que, então, continuar agasalhando culpas?

Malene
Enviado por Malene em 26/10/2006
Reeditado em 28/01/2007
Código do texto: T274210