Você pensa?

Desde os primórdios o ser humano se viu curioso em saber o porquê das coisas que passavam ao seu redor, usando sua inteligência e pensamento em outras épocas o mais comum para explanar o motivo das coisas foram os mitos, segundo uma determinada cultura, por exemplo, os mais famosos são os dos Egípcios, a criação era explicada segundo eles pelas crescidas do Nilo; devido ao derretimento do gelo de um monte, surgiu a explicação do surgimento dos deusas, dos faraós, tambem havia uma cosmogonia mesopotâmica (baseada no delta do rio Tigre e Eufrates e se encontra isso em um escrito de nome: Enuma Elish, s. XXIII – XX a.C. Assim se explicava também a razão de uma seca ou de outras coisas.

Mais tarde gregos e romanos, explicariam com seus deuses a causa de tudo, havia deus para tudo, e era preciso sacrificar pois assim não se despertava a ira deles, o que se chama "pax deorum", paz dos deuses. Aqui enumeramos uma lista de alguns, emparelhando deuses gregos e latinos:

Gregos - Latinos (romanos)

AFRODITE....................Vênus – deusa da beleza e amor

APOLO..........................Apolo - deus do sol e patrono da verdade

ARES.............................Marte - deus da guerra

ÁRTEMIS .....................Diana – deusa da caça

ATENA..........................Minerva – deusa da sabedoria e protetora na guerra

CRONOS......................Saturno – deus pai de júpiter, netuno e plutao

DEMÉTER.....................Ceres – deusa da agricultura

EROS.............................Cupido – deus do amor

GÉIA..............................Terra – deusa cósmica, gerou Urano

HADES...........................Plutão – deus do inferno

HERMES........................Mercúrio – deus mensageiro dos deuses

POSEIDON....................Netuno – deus do mar

TÂNATOS......................Morte

ZEUS..............................Júpiter-deus senhor do Olimpo e da ordem universal

Porém, era tudo bastante superficial. Alguns homens de grande formação, instruídos no caminho do saber, pensadores, quiseram ir mais além, aí nasceu a filosofia.

A Filosofia desse modo nasce para explicar racionalmente a origem e astransformaçoes que ocorrem. Inicialmente os filósofos acreditavam que tudo que existia era originado a partir da natureza (phisis).

O nome filosofia vem do grego, e é composto por duas palavras, filos(amigo) e sofia (sabedoria), temos então, amigo da sabedoria, o que busca a sabedoria, o conhecimento.

Voltando aos nossos amigos pensadores. Cada um começou a observar, pensar e pensar e dar segundo seu estudo e as vezes tomando em consideração o dito já por um pensador anterior. Temos assim na historia da filosofia nossos primeiros pensadores chamados de pré-socráticos (filósofos anteriores a Sócrates. Essa divisão propriamente, se dá mais devido ao objeto de sua filosofia). Exemplos: Tales (o principio ou arché seria a água), Anaxímenes (pensava que a origem de todas as coisas teria de ser o ar ou o vapor), Heráclito (fogo como primeiro principio), e muitos outros, assim até chegar a Sócrates.

O ser humano em filosofia se define classicamente como “individua substancia rationalis naturae” “substancia individual de natureza racional”, ou também mais simples animal racional. Por natureza somos compostos de um intelecto, ao contrário de qualquer outro animal somos capazes de pensar sobre nosso agir, sobre o mundo a nossa volta, somos conscientes dos nossos atos em nosso estado normal. Podemos dizer que somos filósofos num sentido amplio da palavra por natureza, porque então muitas vezes agimos como animais irracionais.

Cada pessoa sana pode pensar e chegar a ser um filosfo não profissionalmente e sim porque como ser humano cedo ou tarde vamos perguntar-nos, porque estou aqui? Onde estou? Para onde vou?

Como vamos fazer frente às coisas terríveis que alguns tentam propagar com força, buscando minimizar nossa dignidade ou querendo dar-nos uma falsa idéia de determinado assunto, as quais são ditas, propostas e muitas das vezes aceitas.

Se só engolimos tudo que vemos na televisão, rádio internet..., sem nenhum espírito crítico, no sentido de pensar sobre o assunto, se ao eleger nossos representantes políticos não somos capazes de olhar um pouco a moral de tão pessoal e levamos nossa democracia como brincadeira tirando a importância de saber neste caso, eleger nossos representantes e governantes.

Se não ensinamos nas escolas as nossas crianças raciocinar corretamente, não só decorando matérias, mas como pessoas humanas buscar aprender, aprofundar, pensar e reflexionar, se aos jovens quando fazem os seus maiores questionamentos acerca da vida, ficam perdidos diante de uma saída fácil oferecida por aí, de não perder tempo com asneiras e fazer o que quiser aproveitando prazerosamente sem escrúpulos sua vida, deixando-os na superficialidade, como somos capazes de falar que as crianças e jovens (adolescentes também) de hoje são nosso futuro, que futuro nos espera assim!?. E muitas outras coisas mais poderiam ser ditas.

Realmente pensar é uma arte, uma arte sublime, que em modo geral todos podemos exercer, mas nem todos são capazes ou tem a coragem de exercê-la. Mesmo na correria que pode ser o nosso dia a dia, buscar aconselhar-se com pessoas bem formadas intelectualmente e moralmente, ler bons livros, aproveitar elementos formativos, informar se melhor sobre o mundo a sua volta, notícias etc., sabendo às vezes notar quando um meio de comunicação manipula algo; perder menos tempo vendo coisas inúteis,quando não deformativas, na TV, como o tempo perdido em BBB, por exemplo. Observar a beleza do mundo, da natureza, assim começaram os primeiros, devia ser nosso desafio para começar então exercer a arte de pensar, FILOSOFIA! Comecemos!

Dudu da Costa
Enviado por Dudu da Costa em 17/01/2011
Reeditado em 17/01/2011
Código do texto: T2734894