POR QUE AS PERDAS DOEM TANTO ?

A partida de alguém que amamos, trás luto ao coração, ele chora, sangra, geme, reclama, silencia, parece até que vai parar de bater. Mas, não para.

Acostumar-se a ausência de um ser amado é algo que só mesmo o tempo consegue fazer, NADA ALÉM DELE.

Alguns no afã de ajudar dizem: "precisa dar tudo que foi dele (a) não fique com nada que te faça lembrar e sofrer. Saia, não se paralise, pois a vida continua, e você tem que continuar."

Mas, como supor que alguém é capaz, de atirar fora, todas as coisas que perteceram ao ente amado, que foram tocadas por ele, que ele gostava ?

Como fazer isso, em uma hora em que o que mais queremos é resguardar o que sobrou da pessoa querida, e não adianta nessa hora, fazer discurso dizendo que o importante está na memória, o resto são coisas. Isso o enlutado já sabe, mas ele se agarra aos pertences do que partiu, como um náufrago a um pedaço de madeira que encontra boiando no oceano.

Eu, tenho objetos que pertenceram a minha mãe, a minha avó, ao meu avô, e agora de minha mais recente perda a kauai (minha amada cachorra) guardei sua coleira, como lembrança.

Viver ausências caras ao coração é das maiores e mais intensas das dores que podemos experimentar. E só acalma deixando doer, tendo paciência conosco mesmo, e com o período que atravessamos.

Um dia acordamos e a dor, já doe menos. Mas, notamos que a saudades pegando o contra fluxo, só vai aumentando.

Não há ciência, filosofia ou mesmo religião que tire a dor da perda. O que podem fazer e fazem, se quem perdeu deixar, é dar alívio com explicações e consolos.

Perder um ente amado, é por algum tempo:

Fechar-se para balanço.

Entrar em período de inverno.

Perder as cores da vida, sobrando somente o cinza.

Não sentir mais a maciez de uma rosa.

Sentir o calor do sol, mas não conseguir se aquecer.

Avistar o caminho, mas não ter vontade de seguir.

Viver, sem notar que continua vivendo.

O importante é saber que um dia, se dermos tempo ao tempo, voltamos a apreciar a vida, e a sentir tudo que ela tem para nos oferecer.

Quando a perda acontece, parece que, a dor é para nunca mais, mas.... passa, como tudo nessa vida!

Lenapena
Enviado por Lenapena em 13/01/2011
Reeditado em 21/01/2011
Código do texto: T2727190