:::Saudade!:::

Nem todos os vocábulos do universo poderiam explicar em sua totalidade, com satisfação, o que é saudade. Essa palavra tão linda e gostosa de se pronunicar. Boa sim, saudade não é ruim, é uma extensão de sentimentos, poderiamos então falar que saudade é um sentimento? Por que não? Saudade reúne tudo o que há de intenso. É uma palavra complexamente simples. É tudo e nada. Nada que uma dose de saudade para transformar tudo ao nosso redor.

Poetas, pensadores, escritores, gênios, até dicionários tentam explicar, mas mesmo escrevendo um texto gigante sobre o assunto, ainda restará muito a ser dito. Não há como explicar o inexplicável, nem entender o que dispensa entendimento. Saudade não entende-se, sente-se, e basta! Saudade é reticências, é interrogação, exclamação, é tudo o que a gramática jamais poderá denominar. É um misto de sentimentos, é uma poção indispensável, saudade é uma mistura composta por: sorrisos, lágrimas, risos, choros, abraços, beijos e tudo o que envolve o sentir.

Saudade é assim, é tudo, e o tudo é incontável, incomensurável, complexo por ser simples demais. Explicar o complexo é uma tarefa difícil, tente explicar o inexplicável. Saudade faz transbordar o sentimento em lágrimas, ofuscar com um brilho de um sorri.

É fato, só quem ama um dia, sabe o que é saudade. Saudade vem e vai, faz morada no coração, é uma dor que machuca e acalenta. É enérgico e ténue. Sentir saudades é a forma mais simples de dizer que amou. Saudade nada mais é que a distância entre dois amores, essa distância infinita. A saudade é capaz de transformar o perto em longe, pouca distância em um longo afastamento.

Saudade torna tudo mais profunfo. A alegria mais alegre. O amor mais amável. O sorriso mais sincero. É isso, saudade converte o pouco em muito. Saudade é saudade, não me atrevo a continuar...

Assim diz o Padre Fábio de Melo:

“Se pela força da distância,você se ausenta.Pela força que há na saudade,você voltarás.”

Ana Luisa Ricardo
Enviado por Ana Luisa Ricardo em 08/01/2011
Código do texto: T2716059