Desespero

O que fazer quando nada na nossa vida parece ter dado certo, todos os nossos esforços parecem ter sido em vão e sempre que acordamos nós nos deparamos com uma realidade que não conseguimos mudar, a despeito de tudo que fizemos para que ela fosse diferente? Temos que lembrar que não somos os únicos com frustrações, que sofrem injustiças e têm que lidar com pessoas desagradáveis que não nos ajudam e, muitas vezes, atrapalham as nossas vidas. Está certo que há circunstâncias que podem nos levar ao desespero, mas precisamos tomar cuidado, senão, acabaremos por não conseguir enxergar possibilidades de saída.

É verdade que, muitas vezes, convivemos com pessoas que não nos amam como precisamos, não nos respeitam nem sabem valorizar nossas qualidades ou reconhecer o que fazemos por elas. O egoísmo e a ingratidão são, embora custemos a reconhecer, mais frequentes do que gostaríamos de admitir. É terrível quando vemos que, além de ter de lidar com nossas tristezas e frustrações, não temos gente que nos apoia como nós queríamos.

Mas, infelizmente, esta é uma realidade presente na vida de quase todo mundo neste vasto universo. Que fazer, então? Aceitar ou lutar contra isto? Não podemos mudar o espírito das pessoas. Gente egoísta só muda quando percebe seus defeitos.Outro problema é lutar contra os entraves de nossa vida, que parecem não mudar, por mais que lutemos para que seja o contrário. Que fazer? Entrar em desespero não nos ajudará.

Talvez a primeira atitude seja lembrar que houve e há outros seres humanos em situações tão ou mais desesperadoras que a nossa e pensar em como eles enfrentaram ou enfrentam as adversidades.

Um erro que devemos evitar cometer é o de perder a nossa esperança.