Felicidade & Tristeza

Buscamos eternamente pela felicidade, qualificamos coisas como fundamentais para alcançar a tal felicidade, mas afinal nunca parecemos estar satisfeitos. O ser humano é insaciável quando o assunto é “ter”. E esse “ter” não é só em bem materiais, não é mesmo só no ponto consumista da vida. Buscamos em pessoas qualidades sonhadas e fazemos o mesmo no trabalho, nos estudos, etc. Fazemos isso porque acreditamos que ter tudo o que sonhamos é ser feliz.

Se não conseguimos ou somos apressados demais, nos frustramos e aí vem a tristeza. Assim como parecemos ser insaciáveis na arte de querer, parecemos ser insaciáveis na arte de se auto-torturar. Vivemos tristes a pensar no que não podemos ter, por nostalgiar e almejar um presente/futuro igual aquilo que já se passou. Por mais que esteja tudo bem, esse desejo pelo “ter” nos faz caminhar a tristeza.

A meu ver, o homem é responsável pelo próprio destino. Não digo que sejamos capazes de controlar as adversidades da vida, mas somos completamentes capacitados de encontrar bons motivos para escolher outros caminhos. Caminhos que podem nos levar à felicidades ou à tristezas. E seja lá qual desses for, será momentâneo, nem a tristeza e nem a felicidades são eternas... Vivemos de momentos de felicidade e de tristeza, cabem a nós nos conscientizarmos disso e aprender a sair da postura de vítima. A vida é feita de metas e sonhos, mas não devemos nos deixar ser devorados por nossos sonhos. Temos que aprender que nem tudo é como sonhamos e temos que aprender que felicidade e tristeza são momentos breves que estarão sempre no edificar das nossas vidas.

Vinicius de Oliveira
Enviado por Vinicius de Oliveira em 02/01/2011
Código do texto: T2705297
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.